EPE realiza workshop “Novos paradigmas de planejamento da transmissão para integração de renováveis”


barra sorrindol.png

Na manhã do dia 14 de julho, a EPE realizou o workshop "Novos paradigmas de planejamento da transmissão para integração de renováveis". Com a mediação do Presidente da EPE Thiago Barral, o evento teve como objetivo trazer os representantes da Aneel, ONS, EPE, MME e de diferentes associações do setor de energia para discutir os desafios da expansão da transmissão, com foco na ampliação da participação de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira.

O evento contou com as boas-vindas de Paulo César Domingues, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME e teve como palestrantes Marcelo Prais, Diretor do Operador Nacional do Sistema (ONS); Marcos Bressane, Superintendente de Transmissão de Energia da EPE; Carlos Cabral, Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração da Aneel; Guilherme Zanetti, Coordenador-Geral de Planejamento da Transmissão do MME. Além disso, estiveram presentes representantes e associados da ABEEólica, ABSolar, Abrate, ABDIB e APINE.

Com o propósito de contribuir para a análise a médio e longo prazo da expansão das fontes eólicas e solar, Marcelo Prais apresentou o cenário do crescimento fotovoltaico em 2021 em comparação a 2020. O diretor do ONS apresentou sugestões de aprimoramento das regras para acesso ao sistema de transmissão, apresentando números impressionantes de pedidos recentes. Na mesma linha, Carlos Cabral trouxe detalhamento da expansão fotovoltaica e eólica no país, contribuindo com reflexões sobre a expansão do mercado livre e empreendimento fotovoltaicos/eólicos em relação a perspectiva de demanda. Além disso, o superintendente da Aneel também trouxe detalhes sobre o processo de outorga conduzido pela agência reguladora.

IMAGEM 2.png

Marcos Bressane, Superintendente da EPE, apontou os principais desafios do planejador, como o descasamento entre os prazos de implementação dos projetos de geração e de transmissão de energia: 3 a 4 anos para projetos eólicos ou solares fotovoltaicos, enquanto para a rede de transmissão pode levar 7 anos desde o início dos estudos. Os esforços em curso pela EPE incluem a realização de estudos prospectivos de transmissão, possibilitando a antecipação de margens de escoamento e reforços nas interligações.

Guilherme Zanetti, representando a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, reforçou sobre o desafio do poder concedente para a grande demanda dos pedidos de acesso, especialmente em maior volume na região Nordeste e no norte de Minas Gerais. O Coordenador-Geral apresentou alguns pontos para a mitigação dos  riscos identificados, como a regulação do acesso do mercado livre, o possível custo adicional por conta da migração de geradores, a baixa adesão dos empreendimentos e como tornar mais eficiente os sistemas de transmissão para os leilões regulados.

A partir das apresentações realizadas, os representantes da ABEEólica, ABSolar, Abrate, ABDIB e APINE trouxeram suas perspectivas e proposições sobre o tema. As reflexões apresentadas pelos agentes também serviram de base para as discussões durante a mesa-redonda, a qual também foi uma oportunidade para apresentar os principais resultados obtidos a partir da pesquisa prévia realizada pela EPE. 

O workshop contou com a participação de mais de 200 profissionais do setor, dos quais mais de 60 contribuíram também respondendo à pesquisa, o que permitiu mapear a visão dos participantes sobre os desafios e caminhos a seguir. "Foi uma oportunidade para que os agentes entendam as dificuldades enfrentadas pelo poder público na definição de critérios, decisões e proposições, e por outro lado podemos ouvir as perspectivas deles, no que é caro para cada um deles, para que a gente possa incorporar isso nas propostas que estão sob a nossa responsabilidade", disse Guilherme Zanetti, representando o Ministério de Minas e Energia.

Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

EPE publica estudo para reforço do sistema da região central da cidade de São Paulo

21/03/2024 - Foi emitido, em 02 de fevereiro de 2024, o relatório Nº EPE-DEE-RE-006/2024-r0, que apresenta os resultados do estudo para reforço do sistema da região central da cidade de São Paulo.