EPE realiza Solenidade de comemoração aos 15 anos da empresa

O aniversário de 15 anos da Empresa de Pesquisa Energética foi celebrado com uma solenidade intimista na última sexta, dia 22 de novembro, na Escola de Guerra Naval da Marinha, Rio de Janeiro. A cerimônia foi dividida em duas etapas, sendo a primeira, na parte da tarde, de exclusividade aos colaboradores da EPE. Na sequência, a solenidade com a participação das autoridades convidadas que fizeram parte da história da empresa.

O presidente da EPE, Thiago Barral, realizou um pronunciamento na abertura do evento. Em suas palavras, "Essa é uma cerimônia muito singela que organizamos para celebrar os 15 anos de existência da EPE. É uma manifestação autêntica de muita gratidão e reconhecimento por todos que contribuíram para o seu sucesso [...]. É também uma manifestação de orgulho pelos serviços públicos prestados ao longo desses 15 anos, com absoluta ética e compromisso com o desenvolvimento do Brasil."

 Acesse aqui o PDF com o depoimento do presidente Thiago Barral 

IMG_9321.JPG

Durante a abertura, houve o discurso dos integrantes da diretoria executiva da EPE, o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, o diretor de Gestão Corporativa Álvaro Pereira, o diretor de Estudos Econômico-Energético e Ambientais, Giovani Machado, e o diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erik Rego, que manifestaram suas considerações sobre este momento de grande importância para a empresa. Na segunda etapa, a solenidade contou com o discurso ilustre de autoridades representantes de órgãos públicos brasileiros do setor, como o ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, o diretor da ANP, Aurélio Amaral, e a conselheira da CCEE, Roseane Santos. Foi apresentado, também,  um vídeo institucional, desenvolvido internamente, sobre a trajetória da empresa nestes 15 anos.

IMG_9369.JPG

Assista ao vídeo institucional dos 15 anos da EPE

O ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, apontou em discurso "O nível de maturidade alcançado por esta instituição e o valor de se ter uma equipe altamente qualificada, pensando o planejamento energético, para dar um suporte de qualidade para as decisões do governo brasileiro e conferir ainda mais transparência. Certamente a EPE não nasceu pronta. Esses resultados são fruto do trabalho e da dedicação de cada um, de ontem e de hoje, a quem eu parabenizo pelo trabalho. Do aprendido, a cada dia, para lidar com as últimas transformações por qual passa o setor energético mundial [...] de acompanhar o ritmo da transição energética e buscar as novas ferramentas, novas práticas, produtos cada vez mais relevantes e úteis para a sociedade brasileira. Esse espírito não pode se perder, e tenho certeza que não se perderá. Gostaria de expressar como cidadão, eu agradecimento como cidadão, pela seriedade e pelo profissionalismo com quem conduzem suas atividades." 


Notícias Relacionadas

Facilitar atração de investimentos no setor energético é o foco de acordo assinado entre ApexBrasil e EPE

18/11/2022 - No momento em que todos os olhares se voltam para as discussões ambientais e questões relacionadas a segurança e transição energéticas combinadas com a necessidade de segurança energética, o Brasil dá mais um passo para o aperfeiçoamento de seu sistema, que foi destino de cerca de 38% dos investimentos estrangeiros entre 2019 e 2021. Com o objetivo de ampliar os esforços conjuntos de atração de investimentos investimentos estrangeiros para impulsionar o setor de energia nacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou na tarde do dia 9/11 um protocolo de intenções com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

EPE participa de encontro nacional de consumidores de energia

10/11/2022 - No sentido de estreitar o diálogo com os consumidores de todas as regiões do país a respeito da visão de planejamento do setor elétrico, a EPE participou do XXII Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado nos dias 7 e 8 de novembro em Recife, Pernambuco.

EPE publica séries históricas de investimentos em energia elétrica

09/11/2022 - Diante da relevância de avanços frequentes no mapeamento, estruturação e ampla divulgação de dados e informações do setor de energia elétrica, a EPE publica consolidação do histórico de investimentos no setor de energia elétrica, considerando os segmentos de distribuição; mini e microgeração distribuída; pesquisa, desenvolvimento & inovação; eficiência energética; transmissão; e geração de energia centralizada.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica, em setembro de 2022, ficou estável (+0,2%) em comparação com mesmo mês de 2021.

31/10/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.040 GWh, em setembro de 2022, estável (+0,2%) em comparação com mesmo mês de 2021. Indústria (+1,8%) e comércio (+1,6%) registram expansão no consumo de eletricidade na comparação interanual, enquanto o consumo das residências e outros consumos retraíram no mesmo período. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 507.355 GWh, alta de 1,1% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE recebe delegação da Dinamarca

28/10/2022 - No âmbito do Memorando de Entendimentos assinado entre Brasil e Dinamarca em 2021, com foco em fontes renováveis e transição energética, a EPE recebeu nesta quinta-feira a delegação composta por membros da Agência Dinamarquesa de Energia, do Consulado e da Embaixada da Dinamarca no Brasil.