EPE realiza Solenidade de comemoração aos 15 anos da empresa

O aniversário de 15 anos da Empresa de Pesquisa Energética foi celebrado com uma solenidade intimista na última sexta, dia 22 de novembro, na Escola de Guerra Naval da Marinha, Rio de Janeiro. A cerimônia foi dividida em duas etapas, sendo a primeira, na parte da tarde, de exclusividade aos colaboradores da EPE. Na sequência, a solenidade com a participação das autoridades convidadas que fizeram parte da história da empresa.

O presidente da EPE, Thiago Barral, realizou um pronunciamento na abertura do evento. Em suas palavras, "Essa é uma cerimônia muito singela que organizamos para celebrar os 15 anos de existência da EPE. É uma manifestação autêntica de muita gratidão e reconhecimento por todos que contribuíram para o seu sucesso [...]. É também uma manifestação de orgulho pelos serviços públicos prestados ao longo desses 15 anos, com absoluta ética e compromisso com o desenvolvimento do Brasil."

 Acesse aqui o PDF com o depoimento do presidente Thiago Barral 

IMG_9321.JPG

Durante a abertura, houve o discurso dos integrantes da diretoria executiva da EPE, o diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, o diretor de Gestão Corporativa Álvaro Pereira, o diretor de Estudos Econômico-Energético e Ambientais, Giovani Machado, e o diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erik Rego, que manifestaram suas considerações sobre este momento de grande importância para a empresa. Na segunda etapa, a solenidade contou com o discurso ilustre de autoridades representantes de órgãos públicos brasileiros do setor, como o ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, o diretor da ANP, Aurélio Amaral, e a conselheira da CCEE, Roseane Santos. Foi apresentado, também,  um vídeo institucional, desenvolvido internamente, sobre a trajetória da empresa nestes 15 anos.

IMG_9369.JPG

Assista ao vídeo institucional dos 15 anos da EPE

O ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Albuquerque, apontou em discurso "O nível de maturidade alcançado por esta instituição e o valor de se ter uma equipe altamente qualificada, pensando o planejamento energético, para dar um suporte de qualidade para as decisões do governo brasileiro e conferir ainda mais transparência. Certamente a EPE não nasceu pronta. Esses resultados são fruto do trabalho e da dedicação de cada um, de ontem e de hoje, a quem eu parabenizo pelo trabalho. Do aprendido, a cada dia, para lidar com as últimas transformações por qual passa o setor energético mundial [...] de acompanhar o ritmo da transição energética e buscar as novas ferramentas, novas práticas, produtos cada vez mais relevantes e úteis para a sociedade brasileira. Esse espírito não pode se perder, e tenho certeza que não se perderá. Gostaria de expressar como cidadão, eu agradecimento como cidadão, pela seriedade e pelo profissionalismo com quem conduzem suas atividades." 


Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

EPE e PPSA assinam acordo de cooperação técnica

27/02/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) firmaram nesta terça-feira (27), um acordo de cooperação técnica, visando promover o intercâmbio de dados e informações necessárias ao desenvolvimento das atividades e de estudos realizados pelas duas empresas. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê também a realização de ações específicas de capacitação entre as empresas, como treinamentos, palestras e eventos.

EPE encerra 2023 com importantes avanços no estudo de um novo bipolo

02/01/2024 - Em dezembro de 2023, importantes marcos do cronograma do "Estudo de Expansão das Interligações Regionais - Parte III: Expansão da Capacidade de Exportação da Região Nordeste" foram alcançados.

EPE e IEA publicam o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023

28/12/2023 - O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2023 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2022.

EPE publica aprimoramento na metodologia de estimação de geração de microgeradores e minigeradores fotovoltaicos distribuídos

28/12/2023 - A partir dos dados anonimizados fornecidos pela Neoenergia, a EPE identificou que a geração real de MMGD está acima do calculado pela metodologia atual. No estado da Bahia, a geração real supera a estimativa em 33%, em média. Em São Paulo e Pernambuco, a geração real é cerca de 22% superior, em média.