EPE realiza I “Workshop” do mercado de energia elétrica do ciclo 2020

A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

O fórum reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE. Os encontros promovidos regularmente pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas através dos sistemas SIMPLES/SAM, a partir dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, o Balanço Energético Nacional, além do mais recente Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade (link de acesso a publicação).

Nesta edição, tivemos apresentações realizadas por representantes da EPE, do ONS, da CCEE e da 4E Consultoria Econômica. Iniciando o evento, a 4E apresentou sobre a conjuntura econômica e as perspectivas para o período de 2020 a 2024. Em seguida, a EPE mostrou os resultados do mercado de energia elétrica até o primeiro trimestre de 2020. Posteriormente, o ONS apresentou o acompanhamento da carga mensal de energia elétrica até maio de 2020 de todos os Subsistemas e do Sistema Interligado Nacional. Em sequência, a CCEE discorreu sobre o comportamento do consumo de energia elétrica no país influenciado pelo isolamento social devido à pandemia da COVID-19, assim como um breve panorama do cenário internacional. Por fim, a EPE apresentou uma análise de sensibilidade do cenário econômico, do consumo de eletricidade na rede e da carga de energia elétrica no horizonte de 2020-2024.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da ANEEL. Além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição.

1.png

Apresentação 4E

2.png

Apresentação CCEE

3novo.png

Apresentação ONS

4novo.png

Apresentação EPE 1

5novo.png

Apresentação EPE 2

Notícias Relacionadas

EPE participa da Clean Energy Ministerial e Mission Innovation

11/06/2021 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, que atua como ponto focal do Brasil na CEM e MI, participou do evento de lançamento da campanha da Plataforma Biofuturo e de debate promovido sobre a elaboração e uso de cenários energéticos de longo prazo.

Participação da EPE no programa de mentoria "Energising Women to Advance the Energy Transition"

11/06/2021 - As colaboradas Fernanda Corrêa Ferreira, Juliana Velloso Durão, Mariana Lucas Barroso e Patrícia Messer Rosenblum foram selecionadas e estão participando do programa "Energising Women to Advance the Energy Transition Mentoring Programme" da Global Women's Network for The Energy Transition (GWNET), mesma instituição responsável pelo programa "The Women in Wind Global Leadership Program 2020" do qual a Chefe de Gabinete da presidência, Mariana Espécie, participou.

MME e EPE publicam primeiro Caderno do PDE 2031

10/06/2021 - A primeira etapa do PDE 2031 consiste em definir as premissas demográficas e econômicas que subsidiarão as projeções de demanda e oferta de energia no horizonte decenal. Construir cenários econômicos é um trabalho altamente complexo, sobretudo em um contexto de elevada incerteza decorrente da pandemia da Covid-19, que continua impactando a economia global e nacional.

Thiago Barral e Heloísa Borges se reúnem com o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para discutir sobre o potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias do Paraná e Parecis

08/06/2021 - Na segunda-feira, 31/05, o Presidente da EPE, Thiago Barral, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, conduziram uma reunião com o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes. O objetivo do encontro trata-se de uma iniciativa na identificação e quantificação do potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias terrestres do Parecis e Paraná e o mapeamento de potenciais oportunidades de investimento no país.

EPE conclui cadastramento dos projetos para o Leilão de Energia Nova A-5 de 2021

08/06/2021 - Foi concluído, em 02/06/2021, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova A-5 de 2021. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa MME nº 10/2021, o Leilão está previsto para ser realizado em 30 de setembro de 2021, com participação de empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos.