EPE realiza I “Workshop” do mercado de energia elétrica do ciclo 2020

A primeira edição de 2020 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica) ocorreu no dia 21 de maio por videoconferência.

O fórum reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE. Os encontros promovidos regularmente pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas através dos sistemas SIMPLES/SAM, a partir dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, o Balanço Energético Nacional, além do mais recente Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade (link de acesso a publicação).

Nesta edição, tivemos apresentações realizadas por representantes da EPE, do ONS, da CCEE e da 4E Consultoria Econômica. Iniciando o evento, a 4E apresentou sobre a conjuntura econômica e as perspectivas para o período de 2020 a 2024. Em seguida, a EPE mostrou os resultados do mercado de energia elétrica até o primeiro trimestre de 2020. Posteriormente, o ONS apresentou o acompanhamento da carga mensal de energia elétrica até maio de 2020 de todos os Subsistemas e do Sistema Interligado Nacional. Em sequência, a CCEE discorreu sobre o comportamento do consumo de energia elétrica no país influenciado pelo isolamento social devido à pandemia da COVID-19, assim como um breve panorama do cenário internacional. Por fim, a EPE apresentou uma análise de sensibilidade do cenário econômico, do consumo de eletricidade na rede e da carga de energia elétrica no horizonte de 2020-2024.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da ANEEL. Além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição.

1.png

Apresentação 4E

2.png

Apresentação CCEE

3novo.png

Apresentação ONS

4novo.png

Apresentação EPE 1

5novo.png

Apresentação EPE 2

Notícias Relacionadas

Painel: Novo Mercado de Gás - Mossoró Oil & Gás Expo 2020

26/11/2020 - Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, palestrou ontem (25/11) no Painel: Novo Mercado de Gás, dentro da programação da Mossoró Oil & Gás Expo 2020, em Mossoró, RN.

Workshop - Sistema AMA - Usos e experiências

25/11/2020 - A EPE convida a todos para o III Workshop do Sistema AMA, desta vez em formato virtual. O evento será realizado no dia 08/12/2020 das 8h30 às 12h00.

EPE participa da Mossoró Oil & Gás 2020

24/11/2020 - Na noite de ontem a EPE, representada por Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG, participou, representando a EPE, da solenidade de abertura do Mossoró Oil & Gás 2020, em Mossoro, RN. Presentes a solenidade estavam, dentre outras autoridades, Gutemberg Dias (Presidente REDEPETRO RN) Zeca Melo (Superintende do SEBRAE RN) Marcelo Magalhães (Vice-Presidente ABPIP) Karine Fragoso (Diretora-geral ONIP) Ludimilla Oliveira (Reitora UFERSA) Vilmar Pereira (Vice-Presidente FIERN) Jean Paul Prates (Senador) (participação virtual Google Meet) Rafael Moura (Diretor-Geral ANP) (Participação virtual google meet) José Mauro (Secretário Nacional de Petróleo, Gás e Biocombutíveis) e Fátima Bezerra (Governadora do RN).

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG 2020

19/11/2020 - O documento tem por objetivo apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil.

Novo Caderno do PDE 2030: Preços Internacionais de Petróleo e Derivados

18/11/2020 - O mais recente estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030), desenvolvido pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME, apresenta as projeções dos preços internacionais de petróleo, bem como de seus principais derivados (óleo diesel, querosene de aviação, gasolina, nafta, gás liquefeito de petróleo e óleo combustível).