EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica), ocorreu nos dias 09 e 10 de maio. O fórum que reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE.

Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas a partir dos sistemas SIMPLES/SAM, dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, e o Balanço Energético Nacional.

COPAM.jpg

Nesta edição, além das tradicionais apresentações sobre economia e mercado de energia, as palestras versaram sobre o tema “Curvas de Carga Horária no Planejamento de Geração”, com o objetivo mostrar a necessidade de um novo olhar para a expansão da oferta de geração de energia, a partir da qual se buscou discutir possíveis abordagens para lidar - por um lado (o da oferta) - com o aumento da participação de fontes renováveis não controláveis (tais como eólica e solar) e - por outro (o da demanda) - com a penetração de novas tecnologias (como os veículos elétricos, por exemplo), além de impactos de alteração de estruturas tarifárias, dentre outros efeitos que certamente contribuirão para alteração dos perfis das curvas de carga do Sistema nos próximos anos.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia e Ministério da Economia, além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Celesc Distribuição, Instituto Acende Brasil, Grupo EDP, e Daimon Engenharia e Sistemas, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição. Um resumo das apresentações será apresentado na edição de maio/2019 da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.



Notícias Relacionadas

Workshop sobre Previsão de Carga para o Planejamento Energético Anual - PLAN/2024-2028

05/12/2023 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e promovem na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro, das 14h30 às 17h, o Workshop para apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.

Participação da EPE na COP 28

30/11/2023 - A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

EPE publica Nota Técnica sobre o tema da Flexibilidade Operativa, onde apresenta uma proposta de metodologia para estimar os requisitos e recursos de flexibilidade no SIN

29/11/2023 - Os estudos de planejamento da expansão apontam que a participação das tecnologias renováveis variáveis irá crescer nos próximos anos e, consequentemente, a variabilidade na produção de energia também pode aumentar. Com isso, o monitoramento de mais uma dimensão na análise de adequação da expansão torna-se necessário: a flexibilidade operativa.