EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica), ocorreu nos dias 09 e 10 de maio. O fórum que reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE.

Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas a partir dos sistemas SIMPLES/SAM, dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, e o Balanço Energético Nacional.

COPAM.jpg

Nesta edição, além das tradicionais apresentações sobre economia e mercado de energia, as palestras versaram sobre o tema “Curvas de Carga Horária no Planejamento de Geração”, com o objetivo mostrar a necessidade de um novo olhar para a expansão da oferta de geração de energia, a partir da qual se buscou discutir possíveis abordagens para lidar - por um lado (o da oferta) - com o aumento da participação de fontes renováveis não controláveis (tais como eólica e solar) e - por outro (o da demanda) - com a penetração de novas tecnologias (como os veículos elétricos, por exemplo), além de impactos de alteração de estruturas tarifárias, dentre outros efeitos que certamente contribuirão para alteração dos perfis das curvas de carga do Sistema nos próximos anos.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia e Ministério da Economia, além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Celesc Distribuição, Instituto Acende Brasil, Grupo EDP, e Daimon Engenharia e Sistemas, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição. Um resumo das apresentações será apresentado na edição de maio/2019 da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.



Notícias Relacionadas

EPE finaliza cadastramento das soluções de suprimento para o Leilão dos Sistemas Isolados 2021

19/01/2021 - Foi concluído nesta sexta-feira, 15/01/2021, o cadastramento das soluções de suprimento para participação no Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados de 2021. As diretrizes do certame foram publicadas pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria nº 341/2020 e estabelecem o atendimento a 23 localidades de 5 estados da região norte. O Leilão está previsto para ocorrer em abril de 2021 e o início de suprimento dos projetos deverá ocorrer até 1° de abril de 2023.

Leilões de Energia Nova A-3 e A-4 de 2021: EPE inicia cadastramento e publica orientações

19/01/2021 - O Ministério de Minas e Energia publicou a Portaria MME nº 1/2021 com as Diretrizes dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Novos de Geração, denominados "A-3" e "A-4", de 2021. Poderão participar dos certames empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos menores que 50 MW e termelétricos a biomassa. Os empreendedores deverão cadastrar os projetos no Sistema AEGE e enviar os documentos necessários para habilitação na Empresa de Pesquisa Energética - EPE até às 12h do dia 26 de fevereiro de 2021. Para os referidos leilões, em razão das condições sanitárias, o envio da documentação deverá ser realizado exclusivamente por upload no ambiente virtual disponibilizado pela EPE.

Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2021: MME abre Consulta Pública e EPE publica NT de Aprimoramentos

19/01/2021 - O Ministério de Minas e Energia publicou, em 18/01/2021, a Portaria MME nº 480/2021 divulgando para consulta Pública as Diretrizes dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Novos de Geração, denominados "A-5" e "A-6", de 2021. As contribuições para aprimoramento das Diretrizes serão recebidas pelo prazo de vinte dias contados da publicação da Portaria. A minuta do documentos prevê a participação de empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos, incluindo um produto dedicado a projetos de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos. O Leilão está previsto para ser realizado em 30 de setembro de 2021.

EPE publica estudo de desempenho dinâmico do sistema, com foco na região Sudeste

18/01/2021 - O estudo recomenda reforços estruturais na região da fronteira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, por meio de equipamentos de compensação síncrona, que vão proporcionar o aumento da confiabilidade e flexibilidade operativa do sistema elétrico, principalmente em cenários de elevada importação de potência pela região Sudeste.

EPE divulga os Grupos de Estudos de Transmissão – GETs

14/01/2021 - Em atendimento às diretrizes do Art. 4º, § 3º, da Portaria MME nº 215/2020, a EPE divulga a seguir os Grupos de Estudos de Transmissão – GETs para funcionamento a partir de janeiro/2021. Poderão indicar representantes aos GETs os agentes que atenderem às regras dispostas no Art. 4º, § 2º, do normativo do MME.