EPE realiza I Workshop do Mercado de Energia Elétrica do ciclo 2019

A primeira edição de 2019 do Workshop do Mercado de Energia Elétrica no âmbito da COPAM (Comissão Permanente de Análise e Acompanhamento do Mercado de Energia Elétrica), ocorreu nos dias 09 e 10 de maio. O fórum que reúne as concessionárias de energia e instituições do setor, sob a coordenação da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos (SEE) da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais (DEA) da EPE.

Os encontros promovidos pela COPAM têm como objetivo a troca de experiências e informações entre os agentes e a EPE. O resultado é o aprimoramento das metodologias utilizadas nos estudos do setor e a melhoria constante na qualidade dos dados fornecidos pelas empresas a partir dos sistemas SIMPLES/SAM, dos quais são produzidas as estatísticas utilizadas em diversos produtos da Empresa, como a Resenha Mensal do Mercado, o Anuário Estatístico de Energia Elétrica, os estudos de demanda que subsidiam o PDE e o PNE, e o Balanço Energético Nacional.

COPAM.jpg

Nesta edição, além das tradicionais apresentações sobre economia e mercado de energia, as palestras versaram sobre o tema “Curvas de Carga Horária no Planejamento de Geração”, com o objetivo mostrar a necessidade de um novo olhar para a expansão da oferta de geração de energia, a partir da qual se buscou discutir possíveis abordagens para lidar - por um lado (o da oferta) - com o aumento da participação de fontes renováveis não controláveis (tais como eólica e solar) e - por outro (o da demanda) - com a penetração de novas tecnologias (como os veículos elétricos, por exemplo), além de impactos de alteração de estruturas tarifárias, dentre outros efeitos que certamente contribuirão para alteração dos perfis das curvas de carga do Sistema nos próximos anos.

O Workshop contou com a participação das equipes das áreas de mercado e geração da EPE, de representantes das concessionárias de energia elétrica, do Ministério de Minas e Energia e Ministério da Economia, além dos palestrantes da 4E Consultoria Econômica, Operador Nacional do Sistema Elétrico, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Celesc Distribuição, Instituto Acende Brasil, Grupo EDP, e Daimon Engenharia e Sistemas, a quem agradecemos imensamente a valiosa contribuição. Um resumo das apresentações será apresentado na edição de maio/2019 da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.



Notícias Relacionadas

Workshop apresenta os resultados das Previsões de Carga para o PLAN 2023-2027

28/11/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Setor Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, de 15h às 17h, o Workshop de apresentação dos resultados das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Período 2023-2027.

EPE publica o Informe de Monitoramento da Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural

24/11/2022 - A EPE divulga a atualização do Informe de Monitoramento da Política de E&P, baseado na Resolução nº 17 de 8 de junho de 2017 aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece, por fim, a nova Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, que define suas diretrizes e orienta o planejamento e a realização de licitações.

EPE divulga nova versão da Nota Técnica - Dados de entrada para modelos elétricos e energéticos: metodologias e premissas

23/11/2022 - A nova versão desta Nota Técnica, elaborada como estudo de apoio ao PDE 2032, tem o objetivo de atualizar a metodologia e as premissas para obtenção de dados de geração representativos das usinas eólicas (onshore e offshore) e fotovoltaicas (centralizadas e flutuantes) para os estudos de planejamento da geração e transmissão realizados pela EPE.

Lançamento da Nota Técnica “Descarbonização do Setor de Transporte Rodoviário - Intensidade de carbono das fontes de energia”.

23/11/2022 - O foco deste estudo circunscreve-se aos avanços da intensidade de carbono dos combustíveis que compõem as projeções de demanda elaboradas pela EPE para o PDE 2031, considerando a Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio.

Facilitar atração de investimentos no setor energético é o foco de acordo assinado entre ApexBrasil e EPE

18/11/2022 - No momento em que todos os olhares se voltam para as discussões ambientais e questões relacionadas a segurança e transição energéticas combinadas com a necessidade de segurança energética, o Brasil dá mais um passo para o aperfeiçoamento de seu sistema, que foi destino de cerca de 38% dos investimentos estrangeiros entre 2019 e 2021. Com o objetivo de ampliar os esforços conjuntos de atração de investimentos investimentos estrangeiros para impulsionar o setor de energia nacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou na tarde do dia 9/11 um protocolo de intenções com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).