EPE realiza a 16ª Reunião do Conselho Consultivo

Foto_CONCEPE.jpg

Foi realizada na última sexta-feira, dia 18 de junho, a 16ª Reunião do Conselho Consultivo da EPE (CONCEPE), órgão estatutário da EPE instituído por meio da Lei nº 10.847/2004. Essa foi a primeira reunião com os membros titulares e suplentes do ciclo de gestão 2021 - 2024, designados por meio da Portaria de Pessoal MME nº 18/2021.

Os novos membros do CONCEPE foram recepcionados pelo Ministro de Minas e Energia e Presidente do Conselho de Administração da EPE, Bento Albuquerque, e pelo Presidente da EPE, Thiago Barral. A 16ª Reunião foi presidida por Guilherme Velho, Presidente Substituto do CONCEPE e representante dos geradores de energia elétrica (geração hidrelétrica), e contou com a participação de mais da metade dos membros desse Conselho. Mantendo a boa prática de ciclos anteriores, também participaram dessa reunião como convidados representantes de associações e outras instituições do setor energético nacional que não integram o Conselho Consultivo da EPE. Também estiveram presentes os membros da Diretoria Executiva e diferentes representantes da equipe técnica da EPE. 

Nessa ocasião, os membros do CONCEPE aprovaram o novo Regimento Interno do colegiado e, juntamente com os membros convidados, realizaram discussões sobre os possíveis estudos e análises a serem conduzidos pela EPE. Para conhecer as atribuições do CONCEPE e obter mais informações sobre o seu funcionamento, clique aqui.

Notícias Relacionadas

EPE publica a edição de novembro de 2021 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

12/11/2021 - O mercado brasileiro de combustíveis segue a sua trajetória de recuperação, mantendo-se acima dos níveis pré-pandemia desde junho de 2021. Essa recuperação tem sido alavancada principalmente pelo óleo diesel, cujas vendas têm registrado máximas históricas em diversos meses deste ano (março, abril, junho, julho, agosto e setembro). O crescimento da demanda de diesel reflete, sobretudo, o forte desempenho do setor agropecuário, da mineração e do comércio eletrônico.

EPE e MME lançam o Caderno de Demanda de Eletricidade do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 (PDE 2031)

10/11/2021 - O Caderno traz a perspectiva de evolução até 2031 de consumo na rede por classes, autoprodução, perdas de energia, entre outros aspectos da demanda, considerando três trajetórias ou cenários - Inferior, Referência e Superior – que estão alinhados às expectativas apresentadas no Caderno de Economia.

EPE publica o Informe de Monitoramento da Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural

09/11/2021 - A EPE divulga a atualização do Informe de Monitoramento da Política de E&P, baseado na Resolução nº 17 de 8 de junho de 2017 aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece, por fim, a nova Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, que define suas diretrizes e orienta o planejamento e a realização de licitações.

EPE e MME divulgam Caderno de Oferta de Biocombustíveis do PDE 2031

08/11/2021 - O mais recente caderno do PDE 2031 apresenta projeções de oferta e demanda de biocombustíveis, que consideram os sinais positivos advindos do estabelecimento da Política Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio), assim como ainda refletem desdobramentos decorrentes da pandemia da covid-19, cujos impactos nesse setor deverão ser observados com mais intensidade no curto prazo.

EPE e MME divulgam Caderno de Previsão da Produção de Petróleo e Gás Natural do PDE 2031

05/11/2021 - Após um ano de pandemia da COVID-19, as companhias tiveram um tempo maior para analisar o cenário econômico, reavaliar seus portfólios de contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural e decidir sobre os projetos que seguirão firmes.