EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de Maio de 2020

Cortes sem precedentes de produção, além do aumento da demanda devido ao relaxamento do distanciamento social, provocaram elevação de 88% nas cotações do petróleo em relação ao vale registrado em abril. No entanto, apesar disso, sinais de uma recuperação na produção dos EUA, crescentes tensões sino-americanas e desentendimentos na Opep elevaram a incerteza sobre a oferta e a demanda futura de petróleo.

No Brasil, o consumo de diesel e gasolina apresentou recuperação em maio devido ao relaxamento de restrições em diversas cidades. O avanço da Covid-19 no entanto não impediu o anúncio de novas descobertas e novas campanhas exploratórias, além de exportações recordes de petróleo, favorecidas pela recuperação da economia chinesa.

O mercado mundial de gás natural e de GNL continua sendo impactado pela pandemia da Covid-19. Os preços na Europa e na Ásia se mantiveram em queda e próximos dos preços nos EUA, abaixo de U$S 2/MMBtu. A deterioração da demanda mundial ocasionou redução nas exportações de GNL, com cancelamentos significativos de cargas dos EUA. Todavia importantes projetos de infraestrutura seguem em desenvolvimento na Ásia, na Europa e nos EUA.

No Brasil, houve redução média de 36% no preço da molécula de gás natural para as distribuidoras. O preço para o consumidor final também foi reduzido em diversos estados. A Petrobras iniciou procedimento para dar acesso de terceiros às suas UPGNs e para a conclusão da Rota 3.

Acesse a página com os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás aqui.

Notícias Relacionadas

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.