EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de Abril de 2020

​A nova edição dos Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás aborda os principais eventos ocorridos na indústria de petróleo e gás natural, no contexto internacional e nacional, no mês de abril de 2020.

Os preços de petróleo internacional encerraram o mês em recuperação, em decorrência de um aumento dos estoques menor do que o previsto. No entanto, com a sobreoferta persistente e redução da demanda provocadas pelas medidas de combate à pandemia, a maioria dos países produtores necessitou ampliar cortes de investimentos, reduzir a produção, além de adiar prazos para conclusão de projetos.

Os preços do gás natural no mercado europeu e do GNL mundial registraram queda acentuada para abaixo de US$ 2/MMBtu, aproximando-se do nível observado no Henry Hub nos EUA. Lockdowns devido à pandemia de Covid-19 reduziram o consumo industrial de gás, causando também adiamentos, atrasos e cancelamentos de cargas de GNL.

No cenário nacional, os baixos patamares de preços de petróleo levaram a Petrobras a deixar algumas plataformas em hibernação. Ademais, a contaminação de funcionários pela Covid-19 provocou a paralisação do trabalho em algumas de suas instalações. O período também foi marcado por reduções sucessivas do preço da gasolina e aumentos seguidos no preço do diesel, além do crescimento significativo – conforme já ocorrera em março – da comercialização de gás liquefeito de petróleo.

Como forma de mitigação dos impactos da Covid-19 no setor de gás nacional, foram propostas a redução no preço da molécula e do transporte de gás natural e a possibilidade de parcelamento do pagamento de faturas das companhias distribuidoras para a Petrobras. Com relação ao Novo Mercado de Gás, houve iniciativas na Bahia e no Amazonas para a regulamentação do serviço de distribuição de gás canalizado.

Acesse já a nova edição!

Notícias Relacionadas

Painel: Novo Mercado de Gás - Mossoró Oil & Gás Expo 2020

26/11/2020 - Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, palestrou ontem (25/11) no Painel: Novo Mercado de Gás, dentro da programação da Mossoró Oil & Gás Expo 2020, em Mossoró, RN.

Workshop - Sistema AMA - Usos e experiências

25/11/2020 - A EPE convida a todos para o III Workshop do Sistema AMA, desta vez em formato virtual. O evento será realizado no dia 08/12/2020 das 8h30 às 12h00.

EPE participa da Mossoró Oil & Gás 2020

24/11/2020 - Na noite de ontem a EPE, representada por Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG, participou, representando a EPE, da solenidade de abertura do Mossoró Oil & Gás 2020, em Mossoro, RN. Presentes a solenidade estavam, dentre outras autoridades, Gutemberg Dias (Presidente REDEPETRO RN) Zeca Melo (Superintende do SEBRAE RN) Marcelo Magalhães (Vice-Presidente ABPIP) Karine Fragoso (Diretora-geral ONIP) Ludimilla Oliveira (Reitora UFERSA) Vilmar Pereira (Vice-Presidente FIERN) Jean Paul Prates (Senador) (participação virtual Google Meet) Rafael Moura (Diretor-Geral ANP) (Participação virtual google meet) José Mauro (Secretário Nacional de Petróleo, Gás e Biocombutíveis) e Fátima Bezerra (Governadora do RN).

EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG 2020

19/11/2020 - O documento tem por objetivo apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil.

Novo Caderno do PDE 2030: Preços Internacionais de Petróleo e Derivados

18/11/2020 - O mais recente estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030), desenvolvido pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME, apresenta as projeções dos preços internacionais de petróleo, bem como de seus principais derivados (óleo diesel, querosene de aviação, gasolina, nafta, gás liquefeito de petróleo e óleo combustível).