EPE publica o Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG

O Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte - PIG é parte dos estudos de planejamento energético realizados pela EPE no setor de gás natural, e busca apresentar as análises realizadas pela EPE quanto aos gasodutos de transporte que podem vir a ser implementados nos próximos anos no Brasil, de forma indicativa, com base em estudos de oferta e demanda, além de análises técnico-econômicas e socioambientais.

O presente estudo apresenta um breve panorama da infraestrutura de gás natural existente, prevista e indicativa (anunciada por agentes ou estudada pela EPE) no Brasil. Em seguida, é apresentada a metodologia de análise utilizada em termos de critérios técnicos, custos e características socioambientais. Nos capítulos seguintes, apresentam-se os projetos estudados que se referem a alternativas autorizadas ou à ampliação de gasodutos existentes, e também aquelas relacionadas à conexão de novas ofertas à malha de gasodutos de transporte existente. Para cada alternativa estudada são apresentados os critérios técnicos, econômicos e socioambientais considerados. Ao final, os resultados do estudo são resumidos e comentados de forma conjunta, avaliando-se os condicionantes que podem influenciar na sua viabilidade, bem como nas perspectivas de implementação de cada projeto.

No presente ciclo do Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte – PIG, foram estudados cerca de 2.000 km de projetos de gasodutos de transporte. A soma dos investimentos referentes a todos os projetos estudados alcança o patamar de R$ 17 bilhões.

Clique para acessar o PIG


Notícias Relacionadas

EPE publica Nota Técnica sobre a Monetização de Gás Natural Offshore no Brasil

22/09/2020 - O documento tem por objetivo a apresentação das principais tecnologias para monetização de gás natural produzido em ambiente marítimo no Brasil, apresentando também estudos de caso que permitam avaliar cada uma das tecnologias estudadas e realizar uma análise comparativa destas alternativas para projetos offshore.

Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis

21/09/2020 - O GT Metodologia – CPAMP convida a todos para o Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis que será realizado no dia 28/10/2020.

Lancamento oficial da Plataforma Biofuture na Clean Energy Ministerial

18/09/2020 - Em um evento de lançamento de alto nível , representantes do governo, a Agência Internacional de Energia e os principais líderes da indústria pediram colaboração internacional e envolvimento com o setor privado para atingir o clima global e as metas de transição energética

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh, representando recuo de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 471.233 GWh, registrando uma variação negativa de 1,7%.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 37.715 GWh em julho, representando recuo de 1,5% sobre igual mês de 2019, a menor queda em relação aos últimos três meses. A redução no consumo foi puxada pelas classes industrial e principalmente a comercial que continuaram impactadas pelos efeitos do distanciamento social imposto pela COVID-19.