EPE publica o “Estudo para Identificação de Modelos Técnicos e Econômicos de Integração Renovável em Sistemas Isolados”

A EPE publica o "Estudo para Identificação de Modelos Técnicos e Econômicos de Integração Renovável em Sistemas Isolados". O trabalho foi desenvolvido pela Ideal Estudos e Soluções Solares (IESS), Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América latina (IDEAL), Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica UFSC) e teve acompanhamento técnico da EPE e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente os Sistemas Isolados brasileiros incluem mais de 200 localidades que não estão interligadas ao SIN, a grande maioria localizada na Região Norte. Esses Sistemas apresentam como características o alto custo de geração de energia e a elevada participação do óleo diesel na matriz elétrica. Nesse sentido, a EPE vem desenvolvendo estudos próprios e em parceria com outras Instituições para fomentar a inserção de tecnologias renováveis nessas localidades, com o objetivo de reduzir os custos de geração e os níveis de emissões.

O estudo está dividido em quatro Relatórios principais e busca fornecer elementos técnicos importantes para os agentes de geração interessados em desenvolver soluções de suprimento com tecnologias renováveis. 

Os documentos podem ser acessados por meio neste link.


Notícias Relacionadas

EPE lança plataforma para dar transparência de dados dos Sistemas Isolados e suporte para implementação do Programa Energias da Amazônia do Ministério de Minas e Energia.

01/03/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), lançou, nessa quinta-feira (29/02), o Portal de Acompanhamento dos Sistemas Isolados (PASI), em sua versão inicial. A nova ferramenta tem como objetivo centralizar a divulgação dos dados de planejamento dos Sistemas Isolados, unificando as informações entre os órgãos em cumprimento à diretriz estabelecida pelo Ministério de Minas e Energia pela A Portaria MME nº 59/2022.

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

Sistema AMA – Atualização da Lista de Equipamentos Aceitos

09/02/2024 - A EPE publica a atualização dos Equipamentos aceitos no Sistema AMA – Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas. Novos equipamentos que constam da lista já podem ser cadastrados no Sistema.

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

Resenha Mensal: temperaturas elevadas impulsionam o consumo de eletricidade em dezembro e bate recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo

31/01/2024 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 47.170 GWh em dezembro de 2023, alta de 9,1% em comparação com dezembro de 2022, o terceiro recorde consecutivo de consumo em toda a série histórica, desde 2004. Assim como em outubro e novembro, impulsionados pelas ondas de calor, os consumos das classes residencial e comercial registraram taxas de expansão de dois dígitos.