EPE publica Nota Técnica sobre Modelos econométricos de projeções dos preços do petróleo

Apesar do comportamento muitas vezes cíclico dos preços de petróleo, a alta volatilidade é frequente. Todavia, mesmo diante da variabilidade na trajetória de preços, o exercício de projeção é essencial para apoio ao desenvolvimento econômico e ao planejamento energético, fundamentando decisões estabilizadoras e alocativas, influenciando investimentos no setor e/ou na busca de alternativas.

A presente Nota Técnica efetua uma análise da literatura moderna sobre modelos econométricos de projeções do petróleo Brent, avalia sua eficácia e possíveis usos. Os modelos quantitativos evoluíram com o tempo, e hoje conseguem decompor uma parte significativa da flutuação das cotações de petróleo, sendo muito importantes para aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica do mercado petrolífero, podendo ser útil no suporte às projeções de curto prazo.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Relatório do Estudo de Suprimento às Regiões de Açailândia, Buriticupu, Vitorino Freire e Dom Eliseu

19/10/2021 - O Relatório R1 EPE-DEE-RE-022/2021-rev0 recomenda um conjunto de reforços estruturais para atendimento às regiões de Açailândia, Buriticupu e Vitorino Freire, no estado do Maranhão e Dom Eliseu no estado do Pará. O suprimento elétrico dessas regiões é realizado atualmente por sistemas com características radiais, com elevada extensão e que se originam das subestações de fronteira de Imperatriz, Miranda II, Marabá e Peritoró.

Webinar - Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil: Avançando com eficiência

15/10/2021 - A Agência Internacional de Energia (IEA), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) convidam para o webinar: Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil: Avançando com eficiência O webinar será realizado em inglês na quinta 28 de Outubro das 10:00-11:15 (Brasília, UCT-3) / 15:00-16:15 (Paris, UTC+2) via Zoom da sede da IEA em Paris, França.

EPE publica Projeções dos Preços dos Combustíveis Líquidos para Atendimento aos Sistemas Isolados e Usinas da Região Sul em 2022.

14/10/2021 - A EPE elaborou Nota Técnica com os cálculos e as premissas que embasaram as projeções, para o ano de 2022, dos preços dos combustíveis líquidos usados na geração de energia elétrica em Sistemas Isolados e usinas da Região Sul, a fim de dar suporte à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nas estimativas de previsão orçamentária da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

EPE publica revisão 1 do Estudo “Expansão da Capacidade de Transmissão da Região Norte de Minas Gerais”

07/10/2021 - A revisão teve como objetivo incorporar aprimoramentos e dados obtidos durante a execução dos relatórios complementares R2, R3, R4 e R5 associados, atualizar a configuração da LT 500 kV Janaúba 3 – Janaúba 6 de CS para CD, incluir a recomendação de reatores de barra nas novas subestações de Rede Básica recomendadas originalmente, como: Nova Ponte 3, Capelinha 3, Buritizeiro 3, Janaúba 6 e Jaíba 500 kV, incluir avaliação dos parâmetros elétricos das linhas de transmissão de SIL elevado - superior a 1670 MW, dentre outros ajustes.

EPE publica Nota Técnica “Avaliação do controle de tensão no sistema elétrico do estado do Acre”

07/10/2021 - A nota técnica teve como objetivo analisar os benefícios da recomendação de reforços que garantam maior confiabilidade e flexibilidade operativa em cenários de indisponibilidade prolongada de equipamentos de controle de tensão no Acre, visando prover uma maior segurança operativa para o controle de tensão nos sistemas de transmissão do estado.