EPE publica Nota Técnica sobre Modelos econométricos de projeções dos preços do petróleo

Apesar do comportamento muitas vezes cíclico dos preços de petróleo, a alta volatilidade é frequente. Todavia, mesmo diante da variabilidade na trajetória de preços, o exercício de projeção é essencial para apoio ao desenvolvimento econômico e ao planejamento energético, fundamentando decisões estabilizadoras e alocativas, influenciando investimentos no setor e/ou na busca de alternativas.

A presente Nota Técnica efetua uma análise da literatura moderna sobre modelos econométricos de projeções do petróleo Brent, avalia sua eficácia e possíveis usos. Os modelos quantitativos evoluíram com o tempo, e hoje conseguem decompor uma parte significativa da flutuação das cotações de petróleo, sendo muito importantes para aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica do mercado petrolífero, podendo ser útil no suporte às projeções de curto prazo.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

EPE visita o Laboratório de Biossintéticos do Senai na UFRJ

03/04/2024 - A equipe da EPE fez uma visita técnica ao Instituto de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na manhã desta terça-feira.

EPE participa de debate no Brazil Offshore Wind Summit 2024

27/03/2024 - O Brazil Offshore Wind Summit 2024, maior evento sobre energia eólica offshore do Brasil, contou com a participação da Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, como moderadora no painel "Hub de Hidrogênio Verde: Avanço na Produção Brasileira”, realizado no segundo e último dia do evento, nesta quarta-feira, no Sheraton Grand Rio Hotel, no Rio de Janeiro.

EPE participa da reunião da CTGÁS

21/03/2024 - Atendendo a convite da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar), a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, proferiu uma palestra, de forma virtual, sobre "Perspectivas para o Gás Natural no Brasil"

EPE participa da CERAWeek 2024

18/03/2024 - A EPE está sendo representada pela Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, na edição de 2024 da CERAWeek, uma das principais conferências globais da indústria de energia, realizada de 18 a 22 de março