Considerando a aprovação da Nova Lei do Gás e sua regulamentação, pode-se afirmar que o mercado de gás natural brasileiro passa por uma transição de modelo regulatório que busca aperfeiçoar as estruturas do setor, trazendo mais isonomia e transparência, saindo de um modelo verticalizado para um modelo mais aberto, competitivo e com liquidez. O processo de amadurecimento do mercado segue as tendências mundiais em curso, e é consequência de uma série de eventos que tem como base a desverticalização e diversificação de agentes.
A comercialização de gás natural é avaliada como assunto fundamental na transição para um novo desenho do mercado deste combustível, com diversidade de agentes tanto na oferta quanto na demanda quanto a contratação a longo e a curto prazos. As experiências europeias e norte-americanas durante o desenvolvimento deste mercado podem revelar alguns fatores importantes para promoção da competitividade.
Esta Nota Técnica tem como objetivo apresentar os aspectos básicos de contratação de gás natural no mundo, o processo de formação e o desenvolvimento dos principais mercados mundiais, e as diferentes formas de precificação utilizadas na comercialização de gás natural, com menção aos principais hubs de gás estabelecidos e os que se encontram em desenvolvimento.
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