EPE publica Informativo Técnico sobre Metodologias e fatores de emissão utilizados para estimar as emissões de gases de efeito estufa nos seus estudos

O Informativo Técnico tem por objetivo descrever brevemente a metodologia de cálculo, apresentar os fatores de emissão e as referências bibliográficas utilizadas nas estimativas de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) presentes nos Planos de Energia (PDE e PNE), no Balanço Energético Nacional (BEN) e nos demais produtos publicados pela EPE em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME). 

São apresentados os métodos utilizados para a realização das estimativas de emissão de GEE devido à queima de combustíveis, emissões fugitivas e emissões devido à geração de eletricidade. 

No documento há uma lista de todos os produtos publicados pela EPE que contêm estimativas de emissões de GEE nos quais essa metodologia se aplica.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

Licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira

27/03/2024 - No dia 18/3/24 a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) publicou o arquivamento do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira. A decisão encerra um processo que se estendia desde 2012, e causa apreensão no setor elétrico.

MME e EPE divulgam primeiro documento do novo ciclo de planejamento energético do país - PDE 2034

21/03/2024 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam o primeiro Caderno do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034).