EPE publica a edição de fevereiro de 2022 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

​O mercado brasileiro de combustíveis segue a sua trajetória de recuperação gradual, tendo exibido um crescimento de 4,8% em 2021 – porém ainda 1,7% abaixo dos níveis registrados em 2019, no pré-pandemia.

Essa recuperação do mercado tem sido alavancada principalmente pelas vendas de óleo diesel, que registraram máxima histórica de 62,1 bilhões de litros em 2021 – na esteira do bom desempenho da agropecuária, da mineração, da construção civil e do comércio eletrônico.

A retomada da mobilidade urbana, por sua vez, tem conduzido a uma recuperação do consumo de combustíveis do ciclo Otto, com destaque para a gasolina C que cresceu 9,4% em 2021. Por outro lado, as vendas de etanol hidratado recuaram 12%, sendo influenciadas, sobretudo, pelo bom momento do açúcar no mercado internacional e pela queda da produção de cana-de-açúcar.

Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, o setor aéreo – e consequentemente o consumo de QAV – tem se recuperado gradativamente nos últimos meses, porém ainda abaixo dos patamares pré-pandemia. Neste início de ano, a disseminação da variante Ômicron tem afetado o setor aéreo, ainda que de forma menos intensa que em outras ondas da pandemia.

No caso do GLP, a escalada dos preços nos últimos meses tem afetado o seu consumo, especialmente em famílias de baixa renda. As vendas em 2021 recuaram 1,1%, tendo exibido fraco desempenho principalmente no 2º semestre.

Para 2022, o mercado brasileiro de combustíveis deverá continuar a sua trajetória de recuperação, ultrapassando os patamares pré-pandemia. Nesta edição de fevereiro, a EPE projeta o crescimento neste ano de 0,7% nas vendas de óleo diesel, de 1,9% nas vendas de gasolina C, de 1,6% nas vendas de etanol hidratado, de 30% nas vendas de QAV, e de 0,9% nas vendas de GLP.

Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo é uma publicação bimestral da EPE que apresenta projeções para as vendas mensais dos principais derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil. A publicação objetiva reduzir a assimetria de informações, favorecendo a tomada de decisão no setor de energia.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de fevereiro de 2022


Notícias Relacionadas

EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

25/05/2022 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel.

Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022: EPE divulga Resultado do Cadastramento dos Projetos

24/05/2022 - Foi concluído, em 11/05/2022, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 41/GM/MME/2022

EPE lança “BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia”

23/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE lança a BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia. Uma ferramenta interativa elaborada com recursos de SIG - Sistema de Informações Geográficas.

Relatório Anual Integrado 2021 da EPE já está disponível para consulta

23/05/2022 - De acordo com a Lei nº 13.303/2016, popularmente conhecida como "Lei das Estatais", a divulgação anual de relatório integrado é obrigação prevista para todas as empresas estatais, como é o caso da EPE. Nesse contexto, como parte do seu compromisso com a transparência, a EPE torna público o Relatório Anual Integrado 2021, documento que unifica os relatórios da administração e de gestão em um só documento, sendo importante componente do processo de prestação de contas anuais pela EPE.

EPE conquista Menção Honrosa no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

20/05/2022 - Entre os dias 15 a 18 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 26ª Edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, com a participação de mais de 33 colaboradores.