EPE publica a edição de fevereiro de 2022 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

​O mercado brasileiro de combustíveis segue a sua trajetória de recuperação gradual, tendo exibido um crescimento de 4,8% em 2021 – porém ainda 1,7% abaixo dos níveis registrados em 2019, no pré-pandemia.

Essa recuperação do mercado tem sido alavancada principalmente pelas vendas de óleo diesel, que registraram máxima histórica de 62,1 bilhões de litros em 2021 – na esteira do bom desempenho da agropecuária, da mineração, da construção civil e do comércio eletrônico.

A retomada da mobilidade urbana, por sua vez, tem conduzido a uma recuperação do consumo de combustíveis do ciclo Otto, com destaque para a gasolina C que cresceu 9,4% em 2021. Por outro lado, as vendas de etanol hidratado recuaram 12%, sendo influenciadas, sobretudo, pelo bom momento do açúcar no mercado internacional e pela queda da produção de cana-de-açúcar.

Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, o setor aéreo – e consequentemente o consumo de QAV – tem se recuperado gradativamente nos últimos meses, porém ainda abaixo dos patamares pré-pandemia. Neste início de ano, a disseminação da variante Ômicron tem afetado o setor aéreo, ainda que de forma menos intensa que em outras ondas da pandemia.

No caso do GLP, a escalada dos preços nos últimos meses tem afetado o seu consumo, especialmente em famílias de baixa renda. As vendas em 2021 recuaram 1,1%, tendo exibido fraco desempenho principalmente no 2º semestre.

Para 2022, o mercado brasileiro de combustíveis deverá continuar a sua trajetória de recuperação, ultrapassando os patamares pré-pandemia. Nesta edição de fevereiro, a EPE projeta o crescimento neste ano de 0,7% nas vendas de óleo diesel, de 1,9% nas vendas de gasolina C, de 1,6% nas vendas de etanol hidratado, de 30% nas vendas de QAV, e de 0,9% nas vendas de GLP.

Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo é uma publicação bimestral da EPE que apresenta projeções para as vendas mensais dos principais derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil. A publicação objetiva reduzir a assimetria de informações, favorecendo a tomada de decisão no setor de energia.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de fevereiro de 2022


Notícias Relacionadas

Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia: Informe de Habilitados e Vencedores

03/10/2022 - A EPE publica Informe Técnico com a consolidação dos dados da habilitação técnica e dos resultados do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia, de 2022, realizado em 30/09/2022. O documento apresenta detalhes do cadastramento e habilitação dos empreendimentos, além de informações sobre os vencedores do certame.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica ,em agosto de 2022, expandiu 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021

30/09/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.097 GWh, em agosto de 2022, expandindo 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021. A classe comercial continua liderando a expansão, porém também contribuem de forma bastante relevante para a alta a classe industrial, principalmente, e a classe residencial. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 507.074 GWh, alta de 1,4% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE divulga atualização da programação de estudos de planejamento da transmissão – Setembro de 2022

30/09/2022 - Atendendo ao disposto no §4º do Art. 3º da Portaria nº 215, de 11 de maio de 2020, a EPE divulga o 3º Informe Trimestral acerca do estágio de execução dos estudos de transmissão previstos de serem realizados sob a sua coordenação ao longo do ano de 2022, incluindo eventuais atualizações de cronograma, conforme previamente acordado com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME.

EPE participa de debate sobre projetos florestais no Rio Oil and Gas 2022

29/09/2022 - No segundo dia de Rio Oil and Gas (27/09), o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado foi mediador do painel “Estratégias de Mitigação com Projetos Florestais – Melhor Custo Marginal de Abatimento para Indústria de Óleo e Gás e para Sociedade”, da arena ESG – um espaço do evento destinado a discussões sobre aspectos de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da indústria de óleo e gás.

EPE promoverá Webinar sobre Eficiência Energética

29/09/2022 - No dia 19 de outubro, a EPE promoverá um webinar internacional com o objetivo de evidenciar que é fundamental harmonizar conceitos de eficiência energética, objetivos políticos e indicadores, que são selecionados para monitorar e avaliar o desempenho da política e o cumprimento de metas. Em outras palavras, os conceitos são muito importantes para desenhar boas políticas e selecionar o conjunto adequado de indicadores de eficiência energética.