EPE promove 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País

No dia 29 de março de 2019, foi realizado pela Empresa de Pesquisa Energética o 1º Workshop Estudos de Expansão da Malha Dutoviária do País, com a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGÁS) e de Transportadores de Gás Natural (TBG, NTS, TSB). 

O Decreto nº 9.616, de 17 de dezembro de 2018, instituiu em seu Artigo 1º que “a EPE elaborará os estudos de expansão da malha dutoviária do País considerando os planos de investimentos dos transportadores, as informações de mercado e as diretrizes do Ministério de Minas e Energia”. Neste sentido, os estudos de expansão da malha dutoviária serão publicados na forma do Plano Indicativo de Gasodutos, onde serão apresentadas análises sobre alternativas de gasodutos de transporte em relação a alguns cenários de oferta e demanda, incluindo avaliações técnicas, econômicas e socioambientais das diversas alternativas de projetos.

No evento foram apresentadas algumas opções preliminares elencadas pela EPE para serem avaliadas no Plano Indicativo de Gasodutos, e os transportadores puderam comentar sobre as suas expectativas quanto a possíveis ampliações na infraestrutura de transporte de gás natural nos próximos 10 anos. De forma geral, os seguintes assuntos foram abordados no evento: (i) perspectivas para o transporte de gás natural; (ii) oportunidades de expansão da malha de gasodutos de transporte; e (iii) planos de investimento dos transportadores. Clique aqui  e acesse a apresentação que disponibilizamos. 

Dentro de um cronograma estabelecido, a EPE publicará o Plano Indicativo de Gasodutos em setembro desse ano.


_MG_9071.JPG

Presidente da EPE, Thiago Barral


_MG_9082.JPG

Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira Coelho

_MG_9087.JPG
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix.


Notícias Relacionadas

EPE participa da Websérie Óleo, Gás e Naval promovida pela FIRJAN

24/09/2020 - A EPE, representada Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloisa Borges, participou nesta quinta-feira, 24/09, do websérie Óleo, Gás e Naval, com Foco em Abastecimento, promovido pela FIRJAN, cujo foco das discussões foi o Mercado de Downstream no Brasil e Rio de Janeiro e oportunidades para o mercado.

EPE publica Nota Técnica sobre a Monetização de Gás Natural Offshore no Brasil

22/09/2020 - O documento tem por objetivo a apresentação das principais tecnologias para monetização de gás natural produzido em ambiente marítimo no Brasil, apresentando também estudos de caso que permitam avaliar cada uma das tecnologias estudadas e realizar uma análise comparativa destas alternativas para projetos offshore.

Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis

21/09/2020 - O GT Metodologia – CPAMP convida a todos para o Webinar sobre a modelagem das fontes renováveis variáveis que será realizado no dia 28/10/2020.

Lancamento oficial da Plataforma Biofuture na Clean Energy Ministerial

18/09/2020 - Em um evento de lançamento de alto nível , representantes do governo, a Agência Internacional de Energia e os principais líderes da indústria pediram colaboração internacional e envolvimento com o setor privado para atingir o clima global e as metas de transição energética

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh

15/09/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em junho totalizou 35.630 GWh, representando recuo de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 471.233 GWh, registrando uma variação negativa de 1,7%.