EPE participa do ENASE 2019

EPE participa do 16º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), o principal evento político regulatório do seguimento. O presidente da EPE, Thiago Barral foi convidado a compor a mesa de abertura do primeiro dia, que acontece nesta quarta, 28 de agosto, ao lado do ministro Bento Albuquerque (MME), de Rodrigo Ferreira (Canal Energia), de Luiz Eduardo Barata (ONS), de Rui Altieri (CCEE), de André Pepitone (Aneel), e de Mario Menel (FASE).

Thiago Barral também participou do Talk Show e painel de palestras especiais sobre Modernização do setor Elétrico Nacional, sob a ótica do planejador, e do fórum de CEOs sobre A Tecnologia como Driver da Modernização do Setor Elétrico, como moderador e debatedor. "É preciso explicitar o suprimento de potência e aperfeiçoar o suprimento de energia, e também a separação contratual Lastro e Energia que, em tempo, quer uma componente fundamental nessa abertura de mercado para garantir que ela (a abertura) não se dê as custas de agentes que não tenham dado causa à essa migração para um ambiente mais aberto". Destacou Thiago Barral durante apresentação.

EncontroENASE2019.jpg

O objetivo deste encontro é apresentar medidas para a modernização do setor elétrico nacional e proporcionar mais aderência e diálogo entre agentes e entidades responsáveis por estudos deste seguimento. Durante discurso, Bento Albuquerque aponta que já houve avanços quanto à modernização, mas reconhece que o modelo em vigência precisa atender a novas demandas: "Com relação à modernização do setor elétrico, assunto central deste evento, temos a consciência de que o atual modelo necessita de adequações para que os custos e os riscos sejam percebidos pela sociedade de forma mais eficiente, propiciando, também, maior previsibilidade e racionalidade para o seguimento".

O Ministro apontou, também, as expectativas de mudanças: "Estão sendo elaboradas e analisadas propostas para a modernização do setor, abrangendo ambiente de mercado e mecanismos de viabilização da expansão do sistema, mecanismos formação de preço, racionalização de encargos e subsídios, mecanismos de realocação de energia, alocação de custos e riscos, inserção de novas tecnologias e a sustentabilidade nos serviços de distribuição".

EncontroENASE2019.2.jpg

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, irá palestrar no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão no segundo dia do encontro, que acontece na próxima quinta, 29 de agosto. Por parte da EPE, há aproximadamente 20 representantes que irão acompanhar os dois dias de evento a fim de se atualizar sobre temas do setor. Em breve as apresentações estarão disponíveis no portal da EPE.

15 anos EPE em pauta

Durante o Talk Show, o secretário do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino, parabenizou a EPE pelos 15 anos de serviços à sociedade, celebrado no mês de agosto. Os cumprimentos foram endossados pelo presidente do Grupo Canal Energia, Rodrigo Ferreira, o moderador do Talk Show

Notícias Relacionadas

Painel: Novo Mercado de Gás - Mossoró Oil & Gás Expo 2020

26/11/2020 - Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo Gás e Biocombustíveis da EPE, palestrou ontem (25/11) no Painel: Novo Mercado de Gás, dentro da programação da Mossoró Oil & Gás Expo 2020, em Mossoró, RN.

Workshop - Sistema AMA - Usos e experiências

25/11/2020 - A EPE convida a todos para o III Workshop do Sistema AMA, desta vez em formato virtual. O evento será realizado no dia 08/12/2020 das 8h30 às 12h00.

EPE participa da Mossoró Oil & Gás 2020

24/11/2020 - Na noite de ontem a EPE, representada por Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG, participou, representando a EPE, da solenidade de abertura do Mossoró Oil & Gás 2020, em Mossoro, RN. Presentes a solenidade estavam, dentre outras autoridades, Gutemberg Dias (Presidente REDEPETRO RN) Zeca Melo (Superintende do SEBRAE RN) Marcelo Magalhães (Vice-Presidente ABPIP) Karine Fragoso (Diretora-geral ONIP) Ludimilla Oliveira (Reitora UFERSA) Vilmar Pereira (Vice-Presidente FIERN) Jean Paul Prates (Senador) (participação virtual Google Meet) Rafael Moura (Diretor-Geral ANP) (Participação virtual google meet) José Mauro (Secretário Nacional de Petróleo, Gás e Biocombutíveis) e Fátima Bezerra (Governadora do RN).

Novo Caderno do PDE 2030: Preços Internacionais de Petróleo e Derivados

18/11/2020 - O mais recente estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030), desenvolvido pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME, apresenta as projeções dos preços internacionais de petróleo, bem como de seus principais derivados (óleo diesel, querosene de aviação, gasolina, nafta, gás liquefeito de petróleo e óleo combustível).

EPE participa da webinar "Combustíveis Marítimos podem ser Sustentáveis?"

11/11/2020 - Heloisa Borges, Diretora de estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis - DPG participou na tarde de ontem do webinar "Combustíveis marítimos podem ser sustentáveis?", promovido pela Megawatt Energia. O evento teve também a participação de Lavínia Holanda, Diretora Executiva da Escopo Energia e consultoria sênior de shipping do iCS, foi moderado por Camila Maia.