EPE participa do ENASE 2019

EPE participa do 16º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), o principal evento político regulatório do seguimento. O presidente da EPE, Thiago Barral foi convidado a compor a mesa de abertura do primeiro dia, que acontece nesta quarta, 28 de agosto, ao lado do ministro Bento Albuquerque (MME), de Rodrigo Ferreira (Canal Energia), de Luiz Eduardo Barata (ONS), de Rui Altieri (CCEE), de André Pepitone (Aneel), e de Mario Menel (FASE).

Thiago Barral também participou do Talk Show e painel de palestras especiais sobre Modernização do setor Elétrico Nacional, sob a ótica do planejador, e do fórum de CEOs sobre A Tecnologia como Driver da Modernização do Setor Elétrico, como moderador e debatedor. "É preciso explicitar o suprimento de potência e aperfeiçoar o suprimento de energia, e também a separação contratual Lastro e Energia que, em tempo, quer uma componente fundamental nessa abertura de mercado para garantir que ela (a abertura) não se dê as custas de agentes que não tenham dado causa à essa migração para um ambiente mais aberto". Destacou Thiago Barral durante apresentação.

EncontroENASE2019.jpg

O objetivo deste encontro é apresentar medidas para a modernização do setor elétrico nacional e proporcionar mais aderência e diálogo entre agentes e entidades responsáveis por estudos deste seguimento. Durante discurso, Bento Albuquerque aponta que já houve avanços quanto à modernização, mas reconhece que o modelo em vigência precisa atender a novas demandas: "Com relação à modernização do setor elétrico, assunto central deste evento, temos a consciência de que o atual modelo necessita de adequações para que os custos e os riscos sejam percebidos pela sociedade de forma mais eficiente, propiciando, também, maior previsibilidade e racionalidade para o seguimento".

O Ministro apontou, também, as expectativas de mudanças: "Estão sendo elaboradas e analisadas propostas para a modernização do setor, abrangendo ambiente de mercado e mecanismos de viabilização da expansão do sistema, mecanismos formação de preço, racionalização de encargos e subsídios, mecanismos de realocação de energia, alocação de custos e riscos, inserção de novas tecnologias e a sustentabilidade nos serviços de distribuição".

EncontroENASE2019.2.jpg

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, irá palestrar no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão no segundo dia do encontro, que acontece na próxima quinta, 29 de agosto. Por parte da EPE, há aproximadamente 20 representantes que irão acompanhar os dois dias de evento a fim de se atualizar sobre temas do setor. Em breve as apresentações estarão disponíveis no portal da EPE.

15 anos EPE em pauta

Durante o Talk Show, o secretário do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino, parabenizou a EPE pelos 15 anos de serviços à sociedade, celebrado no mês de agosto. Os cumprimentos foram endossados pelo presidente do Grupo Canal Energia, Rodrigo Ferreira, o moderador do Talk Show

Notícias Relacionadas

EPE participa da Clean Energy Ministerial e Mission Innovation

11/06/2021 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, que atua como ponto focal do Brasil na CEM e MI, participou do evento de lançamento da campanha da Plataforma Biofuturo e de debate promovido sobre a elaboração e uso de cenários energéticos de longo prazo.

Participação da EPE no programa de mentoria "Energising Women to Advance the Energy Transition"

11/06/2021 - As colaboradas Fernanda Corrêa Ferreira, Juliana Velloso Durão, Mariana Lucas Barroso e Patrícia Messer Rosenblum foram selecionadas e estão participando do programa "Energising Women to Advance the Energy Transition Mentoring Programme" da Global Women's Network for The Energy Transition (GWNET), mesma instituição responsável pelo programa "The Women in Wind Global Leadership Program 2020" do qual a Chefe de Gabinete da presidência, Mariana Espécie, participou.

MME e EPE publicam primeiro Caderno do PDE 2031

10/06/2021 - A primeira etapa do PDE 2031 consiste em definir as premissas demográficas e econômicas que subsidiarão as projeções de demanda e oferta de energia no horizonte decenal. Construir cenários econômicos é um trabalho altamente complexo, sobretudo em um contexto de elevada incerteza decorrente da pandemia da Covid-19, que continua impactando a economia global e nacional.

Thiago Barral e Heloísa Borges se reúnem com o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para discutir sobre o potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias do Paraná e Parecis

08/06/2021 - Na segunda-feira, 31/05, o Presidente da EPE, Thiago Barral, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, conduziram uma reunião com o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes. O objetivo do encontro trata-se de uma iniciativa na identificação e quantificação do potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias terrestres do Parecis e Paraná e o mapeamento de potenciais oportunidades de investimento no país.

Aviso de manutenção programada no Portal e indisponibilidade temporária

02/06/2021 - Informamos que no sábado, dia 05/06/2021, será realizada uma manutenção técnica preventiva em nosso portal. A manutenção está programada para iniciar-se às 8h e terminar às 20h. Durante este período, tanto o portal quanto os sistemas que são acessados através dele estarão indisponíveis. Lamentamos qualquer transtorno causado por essa operação e contamos com a sua compreensão.