EPE participa do ENASE 2019

EPE participa do 16º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), o principal evento político regulatório do seguimento. O presidente da EPE, Thiago Barral foi convidado a compor a mesa de abertura do primeiro dia, que acontece nesta quarta, 28 de agosto, ao lado do ministro Bento Albuquerque (MME), de Rodrigo Ferreira (Canal Energia), de Luiz Eduardo Barata (ONS), de Rui Altieri (CCEE), de André Pepitone (Aneel), e de Mario Menel (FASE).

Thiago Barral também participou do Talk Show e painel de palestras especiais sobre Modernização do setor Elétrico Nacional, sob a ótica do planejador, e do fórum de CEOs sobre A Tecnologia como Driver da Modernização do Setor Elétrico, como moderador e debatedor. "É preciso explicitar o suprimento de potência e aperfeiçoar o suprimento de energia, e também a separação contratual Lastro e Energia que, em tempo, quer uma componente fundamental nessa abertura de mercado para garantir que ela (a abertura) não se dê as custas de agentes que não tenham dado causa à essa migração para um ambiente mais aberto". Destacou Thiago Barral durante apresentação.

EncontroENASE2019.jpg

O objetivo deste encontro é apresentar medidas para a modernização do setor elétrico nacional e proporcionar mais aderência e diálogo entre agentes e entidades responsáveis por estudos deste seguimento. Durante discurso, Bento Albuquerque aponta que já houve avanços quanto à modernização, mas reconhece que o modelo em vigência precisa atender a novas demandas: "Com relação à modernização do setor elétrico, assunto central deste evento, temos a consciência de que o atual modelo necessita de adequações para que os custos e os riscos sejam percebidos pela sociedade de forma mais eficiente, propiciando, também, maior previsibilidade e racionalidade para o seguimento".

O Ministro apontou, também, as expectativas de mudanças: "Estão sendo elaboradas e analisadas propostas para a modernização do setor, abrangendo ambiente de mercado e mecanismos de viabilização da expansão do sistema, mecanismos formação de preço, racionalização de encargos e subsídios, mecanismos de realocação de energia, alocação de custos e riscos, inserção de novas tecnologias e a sustentabilidade nos serviços de distribuição".

EncontroENASE2019.2.jpg

O diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE, Erik Rego, irá palestrar no painel sobre Planejamento e Evolução da Matriz – Sustentabilidade da Expansão no segundo dia do encontro, que acontece na próxima quinta, 29 de agosto. Por parte da EPE, há aproximadamente 20 representantes que irão acompanhar os dois dias de evento a fim de se atualizar sobre temas do setor. Em breve as apresentações estarão disponíveis no portal da EPE.

15 anos EPE em pauta

Durante o Talk Show, o secretário do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Cyrino, parabenizou a EPE pelos 15 anos de serviços à sociedade, celebrado no mês de agosto. Os cumprimentos foram endossados pelo presidente do Grupo Canal Energia, Rodrigo Ferreira, o moderador do Talk Show

Notícias Relacionadas

EPE marca presença no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

17/05/2022 - A EPE marca presença na 26ª edição do maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, que acontece entre os dias 15 a 18 de maio no Riocentro, Rio de Janeiro.

Sistemas Isolados - Planejamento do ciclo 2022

11/05/2022 - A Portaria MME nº 67/2018 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE divulga Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia Nova A-4/2022

09/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para o Leilão de Energia Nova A-4/2022.

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022

09/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022.

EPE participa de Workshop em celebração aos 60 anos do IEN

06/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética, representada pelo seu Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Giovani Vitória Machado, participou do Workshop - “Reatores de Pesquisa e de Potência no Brasil e no mundo e as Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil”.