EPE participa do Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI)

O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou hoje (05/05) do Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), uma coalizão que visa promover discussões para tornar Sistemas de Infraestrutura, novos e já existentes, mais resilientes frente aos riscos e desastres climáticos, e buscar, assim, um desenvolvimento mais sustentável.  Barral trouxe como exemplo o planejamento e operação do sistema elétrico brasileiro, o qual precisou responder e se readequar imediatamente ao lidar com a escassez hídrica recente.

Dentre os assuntos em pauta, o Presidente da EPE comentou como cenários de escassez de água tornaram-se questões de prioridade hoje no país, incentivando a criação de estratégias para operação e expansão do sistema. Um plano de recuperação de reservatórios está em desenvolvimento e a rede de transmissão está sendo fortemente desenvolvida para permitir que o sistema realize e continue a integração de fontes renováveis.

Barral também comentou o apoio do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), liderado pelo Ministério de Minas e Energia, que tem sido imprescindível na gestão Governamental para lidar com os desafios hidrológicos.

O CDRI trata-se de uma parceria mundial, a qual envolve Governos Internacionais, Agências da ONU, o setor privado, bancos de financiamentos e instituições de conhecimento, a fim de promover encontros para tornar os sistemas de infraestrutura mais resilientes diante dos riscos e desastres climáticos

O evento foi transmitido pelo Canal do CDRI no Youtube

WhatsApp Image 2022-05-05 at 09.13.26 (1).jpeg



Notícias Relacionadas

EPE participa da inauguração de projeto de pesquisa capaz de produzir energia e água destilada em locais remotos

25/05/2022 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou no dia 23 de maio, na Coppe/UFRJ, da inauguração de projeto de pesquisa que consiste numa Ilha de Policogeração Sustentável. O projeto combina diversas tecnologias e é capaz de produzir simultaneamente eletricidade e água destilada, com potencial para produção de outros co-produtos, como biocombustivel.

Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022: EPE divulga Resultado do Cadastramento dos Projetos

24/05/2022 - Foi concluído, em 11/05/2022, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 41/GM/MME/2022

EPE lança “BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia”

23/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE lança a BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia. Uma ferramenta interativa elaborada com recursos de SIG - Sistema de Informações Geográficas.

Relatório Anual Integrado 2021 da EPE já está disponível para consulta

23/05/2022 - De acordo com a Lei nº 13.303/2016, popularmente conhecida como "Lei das Estatais", a divulgação anual de relatório integrado é obrigação prevista para todas as empresas estatais, como é o caso da EPE. Nesse contexto, como parte do seu compromisso com a transparência, a EPE torna público o Relatório Anual Integrado 2021, documento que unifica os relatórios da administração e de gestão em um só documento, sendo importante componente do processo de prestação de contas anuais pela EPE.

EPE conquista Menção Honrosa no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

20/05/2022 - Entre os dias 15 a 18 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 26ª Edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, com a participação de mais de 33 colaboradores.