O Presidente da EPE, Thiago Barral, participou hoje (05/05) do Coalition for Disaster Resilient Infrastructure (CDRI), uma coalizão que visa promover discussões para tornar Sistemas de Infraestrutura, novos e já existentes, mais resilientes frente aos riscos e desastres climáticos, e buscar, assim, um desenvolvimento mais sustentável. Barral trouxe como exemplo o planejamento e operação do sistema elétrico brasileiro, o qual precisou responder e se readequar imediatamente ao lidar com a escassez hídrica recente.
Dentre os assuntos em pauta, o Presidente da EPE comentou como cenários de escassez de água tornaram-se questões de prioridade hoje no país, incentivando a criação de estratégias para operação e expansão do sistema. Um plano de recuperação de reservatórios está em desenvolvimento e a rede de transmissão está sendo fortemente desenvolvida para permitir que o sistema realize e continue a integração de fontes renováveis.
Barral também comentou o apoio do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), liderado pelo Ministério de Minas e Energia, que tem sido imprescindível na gestão Governamental para lidar com os desafios hidrológicos.
O CDRI trata-se de uma parceria mundial, a qual envolve Governos Internacionais, Agências da ONU, o setor privado, bancos de financiamentos e instituições de conhecimento, a fim de promover encontros para tornar os sistemas de infraestrutura mais resilientes diante dos riscos e desastres climáticos
O evento foi transmitido pelo Canal do CDRI no Youtube
/WhatsApp%20Image%202022-05-05%20at%2009.13.26%20(1).jpeg)