EPE participa do 2nd Brazil Green Energy Summit.

Ocorreu dos dias 6 a 7 de novembro a segunda edição do Brazil Green Energy Summit, que contou com a presença da diretora Heloísa Borges, do diretor Giovani Machado e do consultor técnico Gustavo Ponte como palestrantes.

O evento reúne representantes nacionais e líderes globais do setor de energia com o objetivo de traçar estratégias para o futuro da transição energética brasileira e as novas oportunidades criadas para empresas sustentáveis através da priorização de projetos sustentáveis na matriz energética brasileira, eólicas do Nordeste e energia solar.

Nessa edição foram apresentados estudos de casos internacionais, debates sobre novas legislações e políticas, bem como, toda a cadeia de suprimentos que suporta a transição energética do país, incluindo o mercado financeiro verde.  

O diretor Giovani Machado participou do painel "Experts Insight: Regulatory and Economic Aspects on Offshore Wind" ao lado de Elbia Gannoum, Chief Executive Officer da ABEEólica e de Alex Gasparetto, Business Diversification and Partnerships Sector Manager da Petrobrás

O diretor Giovani apresentou os diversos estudos da EPE que abordam a eólica offshore, destacando os desafios e oportunidades para o Brasil, bem como intenso trabalho de apoio ao MME com estudos para subsdiar a construção do arcabouço legal e normativo.

Em seguida, Gustavo Ponte, Consultor Técnico da EPE, participou do debate, ao lado de representantes da Abeeólica e Petrobras, e comentou sobre as características da matriz elétrica brasileira e as perspectivas para os próximos anos.

A participação da diretora Heloísa contou com uma palestra no painel "Hydrogen as the Future Fuel towards Brazil's sustainable energy future", ao lado de Diogo Almeida, Hydrogen - Head of Business Development da Galp e Luis Meca, Gerente Geral da Hitachi Energy. Foram discutidos temas como os desafios e oportunidades das cadeias de suprimentos locais para eólicas offshore e hidrogênio, o tamanho do investimento requerido para desenvolver a cadeia de suprimentos local, avaliação das necessidades de empresas menores e players locais no ecossistema de suprimentos de energia verde e outros.

Notícias Relacionadas

EPE promove o lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

01/12/2023 - Ocorreu hoje, 1, o evento de lançamento do estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”, no Rio de Janeiro. Na apresentação do estudo, foram abordados os temas “A resposta da demanda no mundo”, “O benefício da resposta da demanda para o SEB”, “Adequação dos processos industriais e o potencial da resposta da demanda no SEB”, e “Desafios e oportunidades para implementação da resposta da demanda

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em outubro de 2023

30/11/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 45.920 GWh em outubro de 2023, o maior consumo de toda a série histórica desde 2004, alta de 8,1% em comparação com mesmo mês de 2022, a maior taxa de crescimento desde julho de 2021.

Participação da EPE na COP 28

30/11/2023 - A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP 28) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está prevista para acontecer de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Expocity Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

EPE publica Nota Técnica sobre o tema da Flexibilidade Operativa, onde apresenta uma proposta de metodologia para estimar os requisitos e recursos de flexibilidade no SIN

29/11/2023 - Os estudos de planejamento da expansão apontam que a participação das tecnologias renováveis variáveis irá crescer nos próximos anos e, consequentemente, a variabilidade na produção de energia também pode aumentar. Com isso, o monitoramento de mais uma dimensão na análise de adequação da expansão torna-se necessário: a flexibilidade operativa.

Giovani Machado participa da Seminário Hidrogênio Verde no Brasil

29/11/2023 - Ocorreu no dia 27, o Seminário Hidrogênio Verde no Brasil, em São Paulo. O evento contou com a participação de Giovani Machado (DEA) em uma palestra.