Ocorreu dos dias 6 a 7 de novembro a segunda edição do Brazil Green Energy Summit, que contou com a presença da diretora Heloísa Borges, do diretor Giovani Machado e do consultor técnico Gustavo Ponte como palestrantes.
O evento reúne representantes nacionais e líderes globais do setor de energia com o objetivo de traçar estratégias para o futuro da transição energética brasileira e as novas oportunidades criadas para empresas sustentáveis através da priorização de projetos sustentáveis na matriz energética brasileira, eólicas do Nordeste e energia solar.
Nessa edição foram apresentados estudos de casos internacionais, debates sobre novas legislações e políticas, bem como, toda a cadeia de suprimentos que suporta a transição energética do país, incluindo o mercado financeiro verde.
O diretor Giovani Machado participou do painel "Experts Insight: Regulatory and Economic Aspects on Offshore Wind" ao lado de Elbia Gannoum, Chief Executive Officer da ABEEólica e de Alex Gasparetto, Business Diversification and Partnerships Sector Manager da Petrobrás
O diretor Giovani apresentou os diversos estudos da EPE que abordam a eólica offshore, destacando os desafios e oportunidades para o Brasil, bem como intenso trabalho de apoio ao MME com estudos para subsdiar a construção do arcabouço legal e normativo.
Em seguida, Gustavo Ponte, Consultor Técnico da EPE, participou do debate, ao lado de representantes da Abeeólica e Petrobras, e comentou sobre as características da matriz elétrica brasileira e as perspectivas para os próximos anos.
A participação da diretora Heloísa contou com uma palestra no painel "Hydrogen as the Future Fuel towards Brazil's sustainable energy future", ao lado de Diogo Almeida, Hydrogen - Head of Business Development da Galp e Luis Meca, Gerente Geral da Hitachi Energy. Foram discutidos temas como os desafios e oportunidades das cadeias de suprimentos locais para eólicas offshore e hidrogênio, o tamanho do investimento requerido para desenvolver a cadeia de suprimentos local, avaliação das necessidades de empresas menores e players locais no ecossistema de suprimentos de energia verde e outros.