EPE participa de Workshop sobre Diesel Renovável

A EPE participou do Workshop sobre Diesel Renovável, evento promovido pelo IBP que ocorreu dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro.  A EPE foi representada pelo Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Coelho, que participou como palestrante no primeiro painel, sobre "Perspectivas para o uso de diesel renovável na matriz brasileira", com a apresentação "A importância do diesel renovável para o Planejamento Energético Brasileiro. Seguido de um debate com a participação de Daniel Furlan (ABIOVE) e Nilton Shiraiwa (Mercedes Benz), e com o moderador Ricardo França.

IMG-20190805-WA0049.jpg

O segundo painel do Workshop apresentou um comparativo sobre os avanços na produção do diesel renovável, que ainda não é feita no Brasil, e das perspectivas europeia, norte-americana e latino-americana. Neste painel, participaram do debate Larissa Perotta (AXENS Solutions), Dayne Delahoussaye (NESTE), Erasmo Batistella (ECB Group) e Ricardo Pinto (Petrobras).

Os aspectos regulatórios inerentes à produção e comercialização do combustível foi tema do último debate do encontro. Que teve além da moderação de Aurélio Amaral, Diretor da ANP, a presença de Larissa Perotta e Dayne Delahoussaye. O evento tem como objetivo promover a discussão das perspectivas para a inserção do diesel renovável na matriz energética, seus desdobramentos técnicos e regulatórios e seus benefícios. Não somente consideram as menores emissões de poluentes, o que converge com as metas da Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio), mas também pela sua performance diferenciada em motores.

IMG-20190805-WA0050.jpg

Notícias Relacionadas

Diálogos da Rio Oil & Gas - A importância dos biocombustíveis na transição energética.

29/10/2020 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou no dia 22/10 do webinar sobre a importância dos biocombustíveis na transição energética da matriz de transportes.

Entregas e realizações da EPE nos últimos meses

29/10/2020 - A EPE segue firme trabalhando para reduzir as assimetrias de informação nos mercados de energia, fomentar o diálogo com a sociedade e apoiar o planejamento do setor de energia na retomada da economia.

Webinar Refinarias de Pequeno Porte no Brasil

26/10/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE promoveu, na última quinta-feira, 22/10, o webinar: Refinarias de Pequeno Porte no Brasil. O evento contou com a participação do Presidente da EPE, Thiago Barral; Cristhine Samorini, Presidente da FINDES; Marcio Félix, Vice-presidente da ONIP; José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e Karine Fragoso, Diretora de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. O webinar foi mediado por Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e teve a apresentação da nota técnica EPE "Análises sobre refinaria de pequeno porte no Brasil: o caso do Espírito Santo", por parte do Superintendente Adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti.

Estudo de integração de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica do Brasil será lançado em 30 de outubro

20/10/2020 - As fontes renováveis, principalmente a eólica e solar, têm uma participação cada vez mais elevada na matriz de geração de energia elétrica do Brasil. Suas características de sustentabilidade, custos competitivos e sem emissão de gases de efeito estufa impulsionam esta participação. Nesse contexto, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) coordenaram a elaboração de um estudo sob o tema: “Integração de Fontes Renováveis Variáveis na Matriz Elétrica do Brasil”.

Diretora da EPE inicia como colunista na Agência de Notícia EPBR

15/10/2020 - Heloísa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, DPG/EPE, a convite da Agência de Notícia EPBR, a partir de hoje, 15/10/20, inicia sua jornada como colunista do períodico.