EPE participa de Missão Técnica no Reino Unido sobre projetos eólicos offshore

Entre os dias 8 e 12 de julho, a EPE esteve no Reino Unido para participar da missão técnica sobre projetos eólicos offshore organizada pela Embaixada Britânica no Brasil e pelo Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido (DIT). Na ocasião, a EPE foi representada pela analista Mariana Espécie, que realizou apresentações ao longo do evento sobre o contexto atual do setor de energia no Brasil e as perspectivas do planejamento energético brasileiro em relação à fonte.

Foto1_missao_EOL_offshore_UK.jpg

A missão técnica teve como foco o compartilhamento da experiência britânica referente ao setor eólico offshore, especialmente sobre assuntos regulatórios e de estratégia industrial para o desenvolvimento deste setor. Além da EPE, a delegação brasileira contou com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Marinha do Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (SPPI).

Durante a missão técnica foram realizadas reuniões com diferentes órgãos do governo britânico que tratam sobre regulação, planejamento e estratégia industrial relacionados ao setor eólico offshore, discussões temáticas com desenvolvedores de projetos eólicos offshore e de visitas técnicas a centros de pesquisa e instalações portuárias que oferecem apoio logístico para esses projetos no Reino Unido. Além de ter representado oportunidade de intercâmbio técnico, o evento proporcionou a possibilidade de exposição dos principais aspectos que estão sendo considerados no Roadmap Eólicas Offshore Brasil 2035, documento em fase final de elaboração pela equipe da EPE sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento de projetos eólicos offshore no contexto brasileiro.

Foto2_missao_EOL_offshore_UK.jpg

 

Notícias Relacionadas

EPE marca presença no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

17/05/2022 - A EPE marca presença na 26ª edição do maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, que acontece entre os dias 15 a 18 de maio no Riocentro, Rio de Janeiro.

Sistemas Isolados - Planejamento do ciclo 2022

11/05/2022 - A Portaria MME nº 67/2018 estabelece que os Agentes de Distribuição dos Sistemas Isolados devem elaborar suas propostas de planejamento para atendimento aos seus mercados consumidores e encaminhá-las à EPE até o dia 30 de junho de cada ano. A EPE é responsável pela avaliação técnica destas propostas a fim de subsidiar a aprovação do planejamento pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

EPE divulga Custos Marginais de Operação do Leilão de Energia Nova A-4/2022

09/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para o Leilão de Energia Nova A-4/2022.

EPE divulga Custos Marginais de Operação dos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022

09/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE disponibiliza o conjunto dos Custos Marginais de Operação (CMO) que serão utilizados no cálculo dos valores esperados do Custo de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos empreendimentos de geração termelétrica para os Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022.

EPE participa de Workshop em celebração aos 60 anos do IEN

06/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética, representada pelo seu Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Giovani Vitória Machado, participou do Workshop - “Reatores de Pesquisa e de Potência no Brasil e no mundo e as Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil”.