EPE participa da Clean Energy Ministerial e Mission Innovation

WhatsApp Image 2021-06-11 at 14.28.20.jpeg

De 31 de maio a 4 de junho, foram realizadas as sessões ministeriais e os eventos paralelos de duas importantes iniciativas internacionais de alto nível para cooperação com objeto de redução das emissões do setor energético:

       Clean Energy Ministerial (CEM), criada em 2010, agora em sua 12ª reunião ministerial anual, é fórum para compartilhamento de melhores práticas e promoção de políticas e programas para fortalecer a transição energética e a adoção de energias limpas. Reúne 29 países, incluindo o Brasil, e a Comissão Europeia.

              Mission Innovation (MI), criada em 2015, em paralelo ao Acordo de Paris, agora em sua 6ª reunião ministerial anual, serve como plataforma intergovernamental para promoção da inovação em energias limpas por meio da cooperação entre governos, setores público e privado, investidores e academia. Reúne 22 países, incluindo o Brasil, e a União Europeia.

A CEM e MI organizam de forma paralela seus eventos de nível ministerial. Em 2021, o Chile foi o país anfitrião dos eventos e o Brasil marcou forte presença nos diversos dias da programação, com base nos esforços empreendidos de forma contínua no âmbito dessas iniciativas globais.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou da plenária ministerial da CEM, destacando os principais números, políticas e esforços do país, bem como mencionando a participação ativa do Brasil em várias das iniciativas e campanhas da CEM. Participou também da Cúpula "Inovação para a Neutralidade de Carbono", apresentando recentes iniciativas do governo federal para fortalecer as bases de pesquisa, desenvolvimento e inovação em energias limpas no país, a exemplo do Programa Combustível do Futuro e do Programa Nacional do Hidrogênio.

A EPE também teve participação ampla na programação. O Presidente da EPE, Thiago Barral, que atua como ponto focal do Brasil na CEM e MI, participou do evento de lançamento da campanha da Plataforma Biofuturo e de debate promovido sobre a elaboração e uso de cenários energéticos de longo prazo. Barral também foi o moderador de uma série de 3 podcasts produzidos em colaboração com o National Renewable Energy Laboratory (NREL) dos EUA, no âmbito de uma das iniciativas da CEM, chamada 21st Century Power Partnership (21CPP). Nos podcasts, Barral conversa com especialistas internacionais e do Brasil sobre integração de renováveis no sistema elétrico, veículos elétricos e hidrogênio.

WhatsApp Image 2021-06-11 at 14.34.21.jpeg

Além disso, a EPE produziu uma série de podcasts chamada INOVA Cast, com apresentação dos trabalhos dos últimos anos para construção de uma ampla base de dados e indicadores sobre investimentos em P&D e inovação em energias limpas no Brasil, com participação das várias instituições parceiras, como o MME, CGEE, CEPAL, Agência Internacional de Energia, Itamaraty, Aneel e a própria EPE.

Em um dos eventos paralelos, foi anunciado o lançamento da Global Ports Coalition, uma parceria de portos de todo o mundo visando à descarbonização do transporte marítimo e ao desenvolvimento de um mercado de hidrogênio de baixo carbono. Nesse evento, o Porto de Pecém, no Ceará, marcou presença com a Diretora Duna Uribe, que falou dos planos da empresa.

Outras participações do Brasil incluíram representantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O conteúdo completo do evento estará disponível até 30 de junho no site https://cem12mi6chile.com/.

Após 30 de junho, disponibilizaremos os podcasts no nosso canal Spotify!

Notícias Relacionadas

EPE publica Estudo de Alternativas para Suprimento a Fernando de Noronha

06/12/2021 - Fernando de Noronha é um paraíso natural que atrai um grande número de turistas todo ano. A ilha é considerada um Sistema Isolado do ponto de vista elétrico, pois não está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Nesse sentido, a geração de energia elétrica no local é realizada a partir de uma usina termelétrica a óleo diesel. Conforme estudos de Planejamento dos Sistemas Isolados conduzidos pela EPE, a partir das informações disponibilizados pelas distribuidoras, está previsto um importante crescimento da carga da ilha nos próximos anos, o que deverá resultar na necessidade de expansão do atual parque gerador.

EPE é certificada no nível 2 no 5º ciclo do IG-SEST

02/12/2021 - Em cerimônia realizada ontem pelo Ministério da Economia, a EPE recebeu o certificado referente ao 5° Ciclo de avaliação do indicador IG-SEST. Dentre as 60 empresas estatais participantes, somente 31 foram certificadas. A EPE foi classificada no nível 2, com nota global 8,55. Além disso, a EPE obteve pontuações acima da mediana para todos os temas avaliados.

EPE e MME publicam o Caderno de Gás Natural do PDE 2031

01/12/2021 - No horizonte de 2021 a 2031, as previsões de oferta de gás natural no Brasil se mantiveram otimistas, dadas as perspectivas trazidas pelo Novo Mercado de Gás para o setor e o novo marco setorial consolidado com a Nova Lei do Gás e seu Decreto Regulamentador.

Resenha Mensal: O consumo de eletricidade no Brasil em outubro de 2021 apresentou recuo de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2020

30/11/2021 - O consumo nacional de eletricidade em outubro foi de 42.621 GWh, recuo de 0,5% em comparação com mesmo período de 2020 e o primeiro mês em 2021 com retração, na comparação interanual. Ainda assim, outubro anota o segundo maior consumo de 2021. Responsável pela retração no mês, a redução do consumo nas residências superou a expansão no comércio e na indústria. O consumo acumulado em 12 meses totalizou 498.769 GWh, expansão de 5,1% comparado ao período anterior.

Webinar - Lançamento do Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás Ciclo 2019-2021

30/11/2021 - O lançamento da sexta edição do estudo Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás já tem data marcada: 13/12/2021, às 18h. O Estudo contínuo realizado em ciclos bianuais pela EPE, é uma importante ferramenta que apoia o Ministério de Minas e Energia (MME) na elaboração do planejamento energético, e completa em 2021, 10 anos de publicação.