EPE e MME lançam o caderno “Energia e Meio Ambiente” do PDE 2032

​O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançam o caderno "Energia e Meio Ambiente" contendo estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2032.

No Caderno são apresentadas as principais questões relacionadas a energia e meio ambiente, com destaque para a conjuntura de políticas climáticas e os compromissos de redução de emissões firmados pelo Brasil. 

O documento também evidencia os principais desafios socioambientais estratégicos que a expansão energética deve lidar no próximo decênio como compatibilizar a conservação da biodiversidade e os usos múltiplos da água com produção, geração e transmissão de energia e as medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Por outro lado, foram vislumbradas também oportunidades socioambientais que transcorrem do aproveitamento energético de resíduos e da otimização de recursos e infraestruturas, evitando sobretudo novas instalações; além, das oportunidades relacionadas a mecanismos de sustentabilidade e descarbonização para projetos energéticos. 

Mais informações sobre a análise socioambiental podem ser encontradas na Nota Técnica Energia e Meio Ambiente – PDE 2032.

Para conhecer todos os Cadernos de Estudo do PDE 2032 já publicados, clique aqui. 


Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

Licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira

27/03/2024 - No dia 18/3/24 a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) publicou o arquivamento do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Castanheira. A decisão encerra um processo que se estendia desde 2012, e causa apreensão no setor elétrico.

Energizando o Futuro: 20 Anos de Inovação e Excelência em Pesquisa Energética

26/03/2024 - Rio de Janeiro, Brasil - 15 de março de 2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) celebra duas décadas de dedicação incansável à busca por segurança energética e soluções inovadoras e sustentáveis.