EPE e IEA convidam para o evento: Technical Workshop Brazilian Power System Transformation

O Setor Elétrico Brasileiro deverá sofrer mudanças significativas em um futuro próximo. O aumento da penetração das energias renováveis surge com o impulso de modernizar o sistema de energia, possibilitando a introdução de novas tecnologias no setor.

O workshop, organizado pela EPE em conjunto com a IEA – International Energy Agency, promoverá o diálogo sobre elementos específicos deste processo de reforma, como: (1) compartilhamento das melhores práticas para calcular a disponibilidade da resposta da demanda como um recurso do sistema energético e (2) explorar oportunidades para avançar a resposta da demanda através de tecnologias digitais.

A agenda prévia está disponibilizada no link abaixo, contando com diversos especialistas internacionais no tema, com o objetivo de proporcionar a maior troca possível de experiências com o público.  As discussões girarão em torno de dois temas principais: Resposta da Demanda e Digitalização.


Link para Inscrição

Link para Programação


Convite redes sociais.png


Notícias Relacionadas

Leilão de Reserva de Capacidade de 2021: EPE publica preços de referência dos combustíveis

22/09/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Reserva de Capacidade 2021. O Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-107/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

Leilão de Energia Existente A-2 de 2021: EPE publica preços de referência dos combustíveis

21/09/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza o Informe Técnico com as referências de preços de combustíveis para o Leilão de Energia Existente A-2/2021. O Informe Técnico nº EPE-DEE-IT-106/2021 apresenta as informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável da Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos, com vistas à participação no referido certame.

Procedimento Competitivo Simplificado de 2021: EPE publica orientações para cadastramento

20/09/2021 - O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (17/9), a Portaria Normativa nº 24/GM/MME/2021 com as diretrizes para realização do Procedimento Competitivo Simplificado de 2021. A notícia completa sobre o Leilão pode ser encontrada na página do MME.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de agosto de 2021.

20/09/2021 - Preço médio do petróleo tipo Brent de agosto sofreu correção de 5,8%. Os preços caíram devido à desaceleração das economias chinesa e estadunidense e ao aumento de casos da variante Delta. No entanto, os preços se recuperaram no final do mês, com a China detendo o avanço do contágio, e o furacão Ida provocando a interrupção da produção no Golfo dos EUA.

Agência Internacional de Energia e EPE publicam uma análise sobre o transporte rodoviário de cargas no Brasil, acompanhado de indicadores e comparações internacionais.

14/09/2021 - A eficiência energética é uma ferramenta crítica para reduzir as emissões de carbono e a poluição do ar no setor de transporte. Também é fundamental para a segurança energética. O objetivo desta publicação é apresentar uma análise do setor de frete rodoviário de cargas no Brasil e internacionalmente, com foco particular nos avanços em eficiência energética e uso de combustíveis alternativos.