EPE e IEA convidam para o evento: Technical Workshop Brazilian Power System Transformation

O Setor Elétrico Brasileiro deverá sofrer mudanças significativas em um futuro próximo. O aumento da penetração das energias renováveis surge com o impulso de modernizar o sistema de energia, possibilitando a introdução de novas tecnologias no setor.

O workshop, organizado pela EPE em conjunto com a IEA – International Energy Agency, promoverá o diálogo sobre elementos específicos deste processo de reforma, como: (1) compartilhamento das melhores práticas para calcular a disponibilidade da resposta da demanda como um recurso do sistema energético e (2) explorar oportunidades para avançar a resposta da demanda através de tecnologias digitais.

A agenda prévia está disponibilizada no link abaixo, contando com diversos especialistas internacionais no tema, com o objetivo de proporcionar a maior troca possível de experiências com o público.  As discussões girarão em torno de dois temas principais: Resposta da Demanda e Digitalização.


Link para Inscrição

Link para Programação


Convite redes sociais.png


Notícias Relacionadas

Workshop PDE 2030 traz informações sobre a perspectiva do setor de energia

15/04/2021 - O Workshop PDE 2030 aconteceu na última quarta-feira, dia 14 de abril, às 9h30, com o objetivo de apresentar os principais resultados do Plano Decenal 2030. Dentre as análises realizadas, o Plano Decenal 2030 traz um conteúdo sobre a ampliação, modernização e repotencialização do parque hidrelétrico e estratégias de operação de hidrelétricas em pauta à modernização do setor elétrico.

EPE publica síntese dos estudos cartográficos realizados no âmbito dos Estudos de Viabilidade da UHE Prainha

15/04/2021 - A usina hidrelétrica (UHE) Prainha é um dos aproveitamentos identificados nos Estudos de Inventário da bacia do rio Aripuanã, localizado no estado do Amazonas, com potência instalada estimada de 796 MW e um reservatório de 272 km². Entre os aproveitamentos identificados, esse é o que fica localizado mais a jusante na bacia hidrográfica e o que apresenta a maior energia firme

O Workshop “Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico- está na hora de um Mercado de Carbono?” inicia série de debates públicos sobre a Lei n. 14.120/2021

14/04/2021 - Nesta última terça (13), às 9h, a EPE iniciou o Workshop “Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico - Está na hora de um Mercado de Carbono?”. Trata-se do primeiro, de uma série de eventos que serão promovidos pelo Ministério de Minas e Energia e pela EPE, para discussões técnicas sobre os efeitos da Lei n. 14.120, de 01 de março de 2021

Empresa de Pesquisa Energética participou do lançamento do Programa de Transição Energética

09/04/2021 - Ontem, quinta-feira, 8 de abril, a Empresa de Pesquisa Energética participou do lançamento do Programa de Transição Energética, iniciativa de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). O objetivo é desenvolver cenários para o Brasil até 2060, identificando estratégias efetivas para que o Brasil possa promover uma transição energética para a neutralidade de carbono.

Em direção à Licitação dos Volumes Excedentes ao Contrato de Cessão Onerosa – Sépia e Atapu

09/04/2021 - Na data de hoje (09/04), foram dados importantes passos na direção da realização da licitação dos volumes excedentes ao contrato de cessão onerosa para Sépia e Atapu: a divulgação das participações acordadas e homologadas pela ANP; e a assinatura do Acordo entre a PPSA e a Petrobras que define o valor da compensação.