EPE e IEA convidam para o evento: Technical Workshop Brazilian Power System Transformation

O Setor Elétrico Brasileiro deverá sofrer mudanças significativas em um futuro próximo. O aumento da penetração das energias renováveis surge com o impulso de modernizar o sistema de energia, possibilitando a introdução de novas tecnologias no setor.

O workshop, organizado pela EPE em conjunto com a IEA – International Energy Agency, promoverá o diálogo sobre elementos específicos deste processo de reforma, como: (1) compartilhamento das melhores práticas para calcular a disponibilidade da resposta da demanda como um recurso do sistema energético e (2) explorar oportunidades para avançar a resposta da demanda através de tecnologias digitais.

A agenda prévia está disponibilizada no link abaixo, contando com diversos especialistas internacionais no tema, com o objetivo de proporcionar a maior troca possível de experiências com o público.  As discussões girarão em torno de dois temas principais: Resposta da Demanda e Digitalização.


Link para Inscrição

Link para Programação


Convite redes sociais.png


Notícias Relacionadas

EPE participa da Clean Energy Ministerial e Mission Innovation

11/06/2021 - O Presidente da EPE, Thiago Barral, que atua como ponto focal do Brasil na CEM e MI, participou do evento de lançamento da campanha da Plataforma Biofuturo e de debate promovido sobre a elaboração e uso de cenários energéticos de longo prazo.

Participação da EPE no programa de mentoria "Energising Women to Advance the Energy Transition"

11/06/2021 - As colaboradas Fernanda Corrêa Ferreira, Juliana Velloso Durão, Mariana Lucas Barroso e Patrícia Messer Rosenblum foram selecionadas e estão participando do programa "Energising Women to Advance the Energy Transition Mentoring Programme" da Global Women's Network for The Energy Transition (GWNET), mesma instituição responsável pelo programa "The Women in Wind Global Leadership Program 2020" do qual a Chefe de Gabinete da presidência, Mariana Espécie, participou.

MME e EPE publicam primeiro Caderno do PDE 2031

10/06/2021 - A primeira etapa do PDE 2031 consiste em definir as premissas demográficas e econômicas que subsidiarão as projeções de demanda e oferta de energia no horizonte decenal. Construir cenários econômicos é um trabalho altamente complexo, sobretudo em um contexto de elevada incerteza decorrente da pandemia da Covid-19, que continua impactando a economia global e nacional.

Thiago Barral e Heloísa Borges se reúnem com o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para discutir sobre o potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias do Paraná e Parecis

08/06/2021 - Na segunda-feira, 31/05, o Presidente da EPE, Thiago Barral, e a Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, conduziram uma reunião com o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes. O objetivo do encontro trata-se de uma iniciativa na identificação e quantificação do potencial de Petróleo e Gás Natural das Bacias terrestres do Parecis e Paraná e o mapeamento de potenciais oportunidades de investimento no país.

EPE conclui cadastramento dos projetos para o Leilão de Energia Nova A-5 de 2021

08/06/2021 - Foi concluído, em 02/06/2021, o cadastramento dos projetos para participação no Leilão de Energia Nova A-5 de 2021. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa MME nº 10/2021, o Leilão está previsto para ser realizado em 30 de setembro de 2021, com participação de empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, hidrelétricos e termelétricos.