EPE disponibiliza Plano Indicativo de Oleodutos – ciclo 2021/2022

A deficiência de infraestrutura logística limita o abastecimento de combustíveis de um país, podendo resultar em aumento de custos na cadeia produtiva e na perda de competitividade de outros setores da economia. Uma visão estratégica para os setores de infraestrutura é determinante para a garantia de continuidade do crescimento econômico nacional. Nesse sentido, os estudos desenvolvidos no âmbito do Plano Indicativo de Oleodutos (PIO) – ciclo 2021/2022 buscam o aperfeiçoamento da análise dos fluxos logísticos de abastecimento de derivados de petróleo, através do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de projetos de oleodutos de transporte e sistemas associados com vista ao atendimento às demandas nacionais existentes. Complementarmente, o documento evidencia os principais desafios a serem superados na movimentação de combustíveis no Brasil.

As perspectivas são de que o PIO se constitua em um processo sistemático e periódico de suporte à expansão do transporte dutoviário nacional e do planejamento energético brasileiro. A ampliação do acesso à informação sobre potencialidades de empreendimentos neste segmento, incluindo as avaliações de condicionantes socioambientais e propostas de traçados, base do Plano Indicativo de Oleodutos, auxiliam na promoção de investimentos em dutos de transporte de combustíveis no Brasil, revertendo-se na redução dos custos de movimentação de produtos e estímulo à competitividade no mercado nacional.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE divulga apresentação feita no World Petroleum Congress 2023 sobre Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS)

02/10/2023 - Realizada em Calgary (Alberta, Canadá), entre os dias 17 e 21 de setembro de 2023, a 24ª edição do World Petroleum Congress teve como foco a promoção de uma transição energética acessível, econômica e segura.

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 2,9% em agosto de 2023

28/09/2023 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 43.405 GWh em agosto de 2023, alta de 2,9% em comparação com mesmo mês de 2022, sendo o décimo mês consecutivo de crescimento.

Lançamento do Fact Sheet sobre Captura e armazenamento de carbono biogênico: Bio-CCS.

25/09/2023 - O Fact Sheet sobre Bio-CCS compila informações relevantes, de forma visual e sintética, para introduzir os principais conceitos sobre o tema. A captura e armazenamento de CO2 de origem na biomassa (Bio-CCS) é uma das possibilidades de atendimento ao Acordo de Paris e contribuir para conter o aquecimento global abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, além de compensar a emissão de setores de difícil descarbonização.

Thiago Prado foi eleito do Presidente da EPE

19/09/2023 - ​O engenheiro Thiago Guilherme Ferreira Prado, de 43 anos, foi eleito sexta-feira, 15/09/2023, na 246ª reunião do Conselho de Administração, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Presidente interina da EPE participa do 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

15/09/2023 - Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo, o 15º Fórum Latino-Americano de Smart Grid com o tema "As tecnologias avançadas de integração e gestão de energia, conectividade e demais serviços nas redes elétricas e nas edificações e casas inteligentes". O evento contou com a participação da presidente interina da EPE, Angela Livino.