EPE disponibiliza atualização do roteiro de parametrização dos casos de cálculo de garantia física no modelo SUISHI

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, na área de garantia física, a atualização do roteiro da parametrização que deve ser realizada nos casos de cálculo de garantia física a partir da conversão do caso NEWAVE em caso de energia firme SUISHI.

Esta revisão foi motivada pela inclusão da representação das Regras de Operação do Rio São Francisco e das condições de desligamento da segunda casa de força de Tucuruí.

A parametrização apresentada está de acordo com a Portaria MME nº 74/2020, que define as premissas gerais a serem utilizadas na aplicação da metodologia definida na Portaria MME nº 101/2016, no que diz respeito ao cálculo da garantia física de energia de novas usinas hidrelétricas despachadas  centralizadamente, e conta com as alterações da Portaria MME nº 4, de 5 de março de 2021, e da Portaria MME nº 21, de 18 de agosto de 2021. O processo é exemplificado com a parametrização do Case Base do Leilão de Energia Nova A-5/2021 atualizado, publicado em 26/08/2021 na página do Leilão de Energia Nova A-5/2021.

Os decks SUISHI dos casos de garantia física são disponibilizados no site já parametrizados.

O roteiro pode ser obtido aqui.