EPE disponibiliza a versão final do documento "Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás: Ciclo 2019-2021"

O Zoneamento é um estudo contínuo realizado em ciclos bianuais pela EPE com o objetivo de apoiar o Ministério de Minas e Energia (MME) no planejamento energético nacional através da manutenção de uma base de informações georreferenciadas, que permite representar zonas de importância petrolífera relativa das diversas áreas do País.

Esta versão celebra 10 anos da primeira edição integralmente realizada pela EPE e teve como foco as bacias sedimentares brasileiras com ofertas de áreas durante o biênio em estudo e no horizonte mais próximo, além daquelas relacionadas à esforços específicos de programas governamentais e projetos do setor de óleo e gás no Brasil.

Essa edição mostra as aplicações das análises para a discussão de eventuais oportunidades além das 200 milhas náuticas, bem como contextualiza em seus resultados a agenda de rodadas de oferta de áreas realizadas e previstas. Além disso, é apresentado um mapa especificamente voltado para a discussão do potencial de desenvolvimento do setor de gás natural no país.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

MME abre Consulta Pública do PDE 2031

24/01/2022 - Encontra-se aberta, no site do Ministério de Minas e Energia (MME), a consulta pública nº 119/2020 para aprimoramento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031, com prazo de contribuições até dia 23 de fevereiro de 2022.

EPE publica a Nota Técnica: " Serviços Ecossistêmicos e o Setor Elétrico: Oportunidades e Desafios da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais"

24/01/2022 - A Lei n. 14.119/2021, que instituiu a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), tem o objetivo de estimular a elaboração e a execução de projetos privados voluntários de provimento e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Para tanto, o alinhamento entre políticas setoriais, incluindo aquelas relacionadas ao setor de energia, e a complementariedade e coordenação com iniciativas de PSA existentes é uma de suas diretrizes.

EPE, ONS e ANEEL divulgam Nota Técnica com Metodologia, Premissas e Critérios para o cálculo das margens do Leilão de Energia Nova A-4/2022

24/01/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE divulga Nota Técnica conjunta com o Operador Nacional do Sistema - ONS (ONS NT 0007/2022 / EPE-DEE-RE-002/2022) referente à metodologia, premissas, critérios e configuração do sistema elétrico para definição da capacidade de escoamento de instalações da Rede Básica, Demais Instalações de Transmissão (DIT) e Instalações de Interesse Exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG). O procedimento da divulgação foi estabelecido pela Portaria MME nº 444, de 25 de agosto de 2016, em seu artigo 3º, §2º.

EPE publica os Fatos Relevantes da Indústria do Óleo & Gás de dezembro de 2021

21/01/2022 - O mês de dezembro viu uma recuperação nos preços do petróleo. A rápida disseminação da variante Ômicron de Covid-19 começou o mês causando uma pressão de baixa sobre os preços. Essa foi se dissipando com a constatação de que a demanda continuava em alta, e de que a contaminação dessa variante causa uma menor chance de hospitalização.

EPE publica Programação dos Estudos de Transmissão para o Ano de 2022

13/01/2022 - Atendendo ao disposto no § 4º do Art. 3º da Portaria nº 215, de 11 de maio de 2020, a EPE divulga a relação dos estudos previstos de serem realizados sob sua coordenação no ano de 2022, incluindo os respectivos Termos de Referência simplificados (Fichas de Referência).