EPE comemora aniversário de 18 anos

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE completa, hoje, dia 16 de agosto, 18 anos de comprometimento com o progresso do setor energético do Brasil.

Criada pelo Decreto n° 5.184, de 16 de agosto de 2004, a EPE é vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME) e tem como missão institucional desenvolver estudos e pesquisas de planejamento voltados ao setor energético - incluindo energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados e biocombustíveis, eficiência energética, entre outros. A EPE trabalha desde sua criação para prover à sociedade brasileira uma visão integrada e de longo prazo do setor energético, de forma a apoiar as decisões de políticas públicas e investimentos, essenciais para sustentar o desenvolvimento do país.

A EPE alcança 18 anos com uma estrutura enxuta e uma estrutura de governança corporativa que garante o compromisso da organização com a transparência, legalidade, integridade e ética. Seu maior ativo: um quadro funcional altamente qualificado e comprometido, atuando com dinamismo e capacidade de aprender e inovar, na busca pelo aprimoramento permanente das metodologias, modelos, estudos e da comunicação desses estudos para a sociedade.

Ao completar 18 anos, dando continuidade a uma longa tradição de planejamento energético no Brasil, a EPE reafirma seu compromisso em ajudar o Brasil no seu desenvolvimento e registra os agradecimentos a cada colaborador pelo seu empenho na construção dessa história e da credibilidade dessa instituição. Agradecemos também a todos os parceiros pelas relevantes colaborações.

No atual contexto de transição energética e profundas transformações nos mercados de energia, o Brasil e os brasileiros podem contar com uma organização técnica e profissional para apoiar com estudos de excelência as importantes decisões que moldarão a nossa vida por muito tempo.

Parabéns EPE e a todos que fazem parte dessa história!

WALLPAPER 18 ANOS 1920x1080.png

Notícias Relacionadas

Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia: Informe de Habilitados e Vencedores

03/10/2022 - A EPE publica Informe Técnico com a consolidação dos dados da habilitação técnica e dos resultados do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Energia, de 2022, realizado em 30/09/2022. O documento apresenta detalhes do cadastramento e habilitação dos empreendimentos, além de informações sobre os vencedores do certame.

Resenha Mensal: o consumo nacional de energia elétrica ,em agosto de 2022, expandiu 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021

30/09/2022 - O consumo nacional de energia elétrica foi de 42.097 GWh, em agosto de 2022, expandindo 3,0% em comparação com mesmo mês de 2021. A classe comercial continua liderando a expansão, porém também contribuem de forma bastante relevante para a alta a classe industrial, principalmente, e a classe residencial. No acumulado em 12 meses o consumo nacional registrou 507.074 GWh, alta de 1,4% em comparação ao período imediatamente anterior.

EPE divulga atualização da programação de estudos de planejamento da transmissão – Setembro de 2022

30/09/2022 - Atendendo ao disposto no §4º do Art. 3º da Portaria nº 215, de 11 de maio de 2020, a EPE divulga o 3º Informe Trimestral acerca do estágio de execução dos estudos de transmissão previstos de serem realizados sob a sua coordenação ao longo do ano de 2022, incluindo eventuais atualizações de cronograma, conforme previamente acordado com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME.

EPE participa de debate sobre projetos florestais no Rio Oil and Gas 2022

29/09/2022 - No segundo dia de Rio Oil and Gas (27/09), o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Giovani Machado foi mediador do painel “Estratégias de Mitigação com Projetos Florestais – Melhor Custo Marginal de Abatimento para Indústria de Óleo e Gás e para Sociedade”, da arena ESG – um espaço do evento destinado a discussões sobre aspectos de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da indústria de óleo e gás.

EPE promoverá Webinar sobre Eficiência Energética

29/09/2022 - No dia 19 de outubro, a EPE promoverá um webinar internacional com o objetivo de evidenciar que é fundamental harmonizar conceitos de eficiência energética, objetivos políticos e indicadores, que são selecionados para monitorar e avaliar o desempenho da política e o cumprimento de metas. Em outras palavras, os conceitos são muito importantes para desenhar boas políticas e selecionar o conjunto adequado de indicadores de eficiência energética.