EPE comemora 10 anos do lançamento da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis

EPE celebra 10 anos do lançamento do documento de Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis com evento que aconteceu no dia 28 de junho, nas dependências da instituição. O documento desenvolvido pela equipe de Biocombustíveis da EPE, de periodicidade anual, tem como objetivo consolidar os fatos mais relevantes referentes aos biocombustíveis que ocorreram no ano anterior à sua divulgação, estimulando a discussão por meio de artigos que compõem cada edição.

IMG_0003.jpg

O presidente da EPE, Thiago Barral deu início a mesa de abertura, seguido do diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, José Mauro Ferreira, da secretária adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Renata Isfer e do superintendente de Produção de Combustíveis da ANP, Thyago Grotti. A apresentação do documento foi realizada pela consultora técnica da EPE, Angela Oliveira.

Nesta edição especial de dez anos, além da avaliação dos principais acontecimentos ocorridos em 2018, o documento apresenta o artigo "O papel dos biocombustíveis na matriz energética nacional", um resumo da evolução na última década, com destaque à segurança do abastecimento e à mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Confira aqui a última publicação. 

Sobre a Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis

A publicação ocorre no segundo trimestre do ano, após o fechamento da safra sucroenergética e da consolidação das estatísticas dos mais importantes órgãos da área. Por apresentar em um único documento as análises dos principais temas concernentes ao setor de biocombustíveis em âmbito nacional, sua divulgação auxilia no acompanhamento da dinâmica e na compreensão dos fatores que impactam nos resultados apresentados por este segmento.

Os principais temas abordados são: a oferta e demanda de etanol e sua infraestrutura de produção e transporte, o mercado de biodiesel, a participação da bioeletricidade na matriz nacional e nos leilões de energia, o mercado internacional de biocombustíveis, as expectativas para os novos biocombustíveis e as emissões de gases de efeito estufa evitadas pela utilização dessas fontes renováveis de energia e o acompanhamento da Política Nacional de Biocombustíveis - RenovaBio. Por contribuir para a redução da assimetria de informações, este produto tornou-se fonte de referência e instrumento de apoio para o governo, para o setor de biocombustíveis e para os demais setores da sociedade. Acesse aqui as publicações anteriores e assista aqui ao vídeo institucional. 


Notícias Relacionadas

Diálogos da Rio Oil & Gas - A importância dos biocombustíveis na transição energética.

29/10/2020 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou no dia 22/10 do webinar sobre a importância dos biocombustíveis na transição energética da matriz de transportes.

Resenha Mensal: O consumo de energia elétrica no Brasil em setembro de 2020 totalizou 40.227 GWh

29/10/2020 - O consumo de energia elétrica no Brasil em setembro de 2020 totalizou 40.227 GWh, representando avanço de 2,6% em relação ao mesmo mês de 2019. Segundo crescimento do consumo total em 2020. Por sua vez, o consumo acumulado em 12 meses alcançou 472.368 GWh, demonstrando uma variação negativa de 1,4%, entretanto uma queda mais suave do que a anotada em agosto.

Webinar Refinarias de Pequeno Porte no Brasil

26/10/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE promoveu, na última quinta-feira, 22/10, o webinar: Refinarias de Pequeno Porte no Brasil. O evento contou com a participação do Presidente da EPE, Thiago Barral; Cristhine Samorini, Presidente da FINDES; Marcio Félix, Vice-presidente da ONIP; José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e Karine Fragoso, Diretora de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. O webinar foi mediado por Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e teve a apresentação da nota técnica EPE "Análises sobre refinaria de pequeno porte no Brasil: o caso do Espírito Santo", por parte do Superintendente Adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti.

EPE lança o Informe Técnico – Banco de Preços de Referência da ANEEL: Atualização dos Valores para a Data-Base Junho de 2020

21/10/2020 - Este Informe Técnico tem o objetivo de disponibilizar uma versão atualizada do Banco de Preços de Referência de que trata a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.514/2019 e a Resolução Homologatória ANEEL nº 2.549/2019 (data-base: julho de 2017) considerando a data-base de junho de 2020.

Estudo de integração de fontes renováveis variáveis na matriz elétrica do Brasil será lançado em 30 de outubro

20/10/2020 - As fontes renováveis, principalmente a eólica e solar, têm uma participação cada vez mais elevada na matriz de geração de energia elétrica do Brasil. Suas características de sustentabilidade, custos competitivos e sem emissão de gases de efeito estufa impulsionam esta participação. Nesse contexto, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) coordenaram a elaboração de um estudo sob o tema: “Integração de Fontes Renováveis Variáveis na Matriz Elétrica do Brasil”.