EPE analisa viabilidade e desafios de investimentos em refinaria de pequeno porte em estudo de caso para o Espírito Santo

Aproveitando o interesse do Governo do Espírito Santo, a EPE complementou a Nota Técnica "Perspectivas da implantação de refinarias de pequeno porte no Brasil", publicada em 2019, e produziu novo estudo com foco nas condições específicas da instalação de refinarias de pequeno porte (minirrefinaria) neste estado, na discussão dos incentivos que poderiam ser aplicados e na viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

Os quatro casos analisados consideraram o tipo de carga processada (petróleo marítimo ou mistura marítimo/terrestre) e o esquema de refino adotado (hydroskimming e cracking - FCC). E, para cada caso, foram consideradas três trajetórias de estímulo tributário: sem desoneração do Capex; com desoneração de Capex em nível estadual ; e com desoneração de Capex em nível estadual e federal.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e CCEE divulgam Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025)

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE o Operador Nacional do Setor Elétrico – NOS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025). Para o período 2021-2025, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,6% por ano. Em 2021, a carga tem previsão de aumento 3,4% no SIN, considerando uma elevação do PIB de 3,3%, influenciado pelo carregamento estatístico de 2020.

EPE realiza a webinar: Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE realizou ontem, dia 30 de novembro, a webinar “Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte”. O evento contou a apresentação do estudo publicado pela EPE sobre a área e um debate enriquecedor com profissionais de referência em energia. A webinar foi transmitida ao vivo no canal no Youtube da EPE.

EPE faz divulgação de novo caderno do PDE 2030

01/12/2020 - No novo caderno do PDE 2030 constam as previsões de preços e demanda de gás natural no horizonte decenal, considerando os resultados observados e também os aprimoramentos esperados com o programa Novo Mercado de Gás, bem como a retomada do crescimento do setor industrial brasileiro após a pandemia.

EPE disponibiliza ferramenta de cálculo do balanço de potência

30/11/2020 - A ferramenta tem como objetivo avaliar os montantes de potência necessários nos momentos em que o sistema apresenta demanda máxima instantânea, com o objetivo de verificar as condições de seu atendimento.

EPE participa do evento Energy Virtual Experience, Evex – O Plano Nacional 2050 do Brasil

30/11/2020 - O presidente da EPE, Thiago Barral, participou como palestrante na última quinta-feira, dia 26 de novembro, do evento virtual “Energy Virtual Experience 2020”, na experiência interativa MasterClass.