EPE analisa viabilidade e desafios de investimentos em refinaria de pequeno porte em estudo de caso para o Espírito Santo

Aproveitando o interesse do Governo do Espírito Santo, a EPE complementou a Nota Técnica "Perspectivas da implantação de refinarias de pequeno porte no Brasil", publicada em 2019, e produziu novo estudo com foco nas condições específicas da instalação de refinarias de pequeno porte (minirrefinaria) neste estado, na discussão dos incentivos que poderiam ser aplicados e na viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

Os quatro casos analisados consideraram o tipo de carga processada (petróleo marítimo ou mistura marítimo/terrestre) e o esquema de refino adotado (hydroskimming e cracking - FCC). E, para cada caso, foram consideradas três trajetórias de estímulo tributário: sem desoneração do Capex; com desoneração de Capex em nível estadual ; e com desoneração de Capex em nível estadual e federal.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

Webinar: Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis 2020

28/07/2021 - Para apresentar esta importante publicação anual a EPE irá realizar no dia 05 de agosto, às 18h, um webinar que contará com a participação de Thiago Barral, Heloisa Borges, José Mauro Coelho, Marco Aurélio Pavarino entre outros importantes nomes do setor.

Recuperação econômica eleva projeção do aumento da carga para 2021

27/07/2021 - Com estimativa de aumento de 4,6%, EPE, ONS e CCEE divulgam revisão quadrimestral da carga. Dados da 2ª Revisão Quadrimestral da Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – período 2021-2025 apontam uma expectativa de crescimento de 4,6% na carga de 2021 em relação ao ano anterior, considerando uma alta do PIB de 5,0%. O resultado representa um acréscimo de 1,4 pontos percentuais (ou 1 GWmédio) em relação ao apontado na projeção anterior, publicada em março de 2021.

Troféu PAINEL 2021: EPE foi premiada na categoria Inovação pelos projetos Energy Big Push e a Plataforma INOVA-E

26/07/2021 - No dia 16 de julho a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi premiada na categoria Inovação pelos projetos Energy Big Push e a Plataforma INOVA-E. Os projetos premiados são frutos de articulações da EPE com Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, ECLAC, International Energy Agency (IEA) e Brazilian Energy Program do Reino Unido (@UKinbrazil). Eles reuniram em um único lugar dados de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia no Brasil, permitindo aprimorar o posicionamento estratégico do país.

CO – Conheça os aprimoramentos propostos nos modelos computacionais utilizados pelo setor elétrico – Reunião da CPAMP

23/07/2021 - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, como uma das instituições integrantes da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), informa que foram aprovados pela Comissão, em reunião realizada no dia 22/07, os aprimoramentos propostos na cadeia de modelos computacionais utilizados pelo setor elétrico.

EPE publica o Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás do 1º semestre/2021

19/07/2021 - A Empresa de Pesquisa Energética apresenta, nesta edição do Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás, o Panorama da Indústria de Petróleo e Gás Natural dos Estados Unidos. Com aproximadamente 332 milhões de habitantes, os EUA lideram o ranking global de países consumidores de óleo e gás, sendo aprovisionado por 3 milhões de quilômetros de dutos e uma extensa infraestrutura nos segmentos de upstream, midstream e downstream. A publicação traz um histórico da formação dessa indústria, mostra a situação atual, além das perspectivas para o futuro.