Empresa de Pesquisa Energética participa da cerimônia de encerramento do Programa de Energia para o Brasil (BEP)

​A Diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, representou a empresa na cerimônia de encerramento do Programa de Energia para o Brasil (BEP), iniciativa do governo britânico, realizada nesta terça-feira (29/3), no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

O evento também contou com a presença do presidente da COP 26, Alok Sharma, que parabenizou o Brasil pelas iniciativas sustentáveis no setor energético e externou sua satisfação em desenvolver essa cooperação entre os dois países.

Nos últimos dois anos, o BEP apoiou o governo brasileiro no setor de energia em avaliações sobre a adoção de novas tecnologias, com base na experiência e melhores práticas internacionais em regulação e políticas. A EPE participou ativamente de diversas iniciativas no âmbito do programa, que tem por objetivo ampliar a competitividade e eficiência do mercado com um olhar para redução da pobreza, com foco nos segmentos de hidrogênio azul e turquesa, aproveitamento energético de resíduos e efluentes (waste-to-energy), biodiesel, energia solar fotovoltaica, eólica offshore, e modelos de geração de energia renovável distribuída com sistemas inteligentes e armazenamento de energia.

A Diretora Heloisa participou da mesa redonda com representantes de diversas instituições, moderada pela presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum. Em sua fala, Heloisa destacou a importância das parcerias para a construção de estratégias para a transição energética no Brasil, e comentou sobre os estudos que tiveram participação direta da EPE, especialmente aqueles relacionados à quantificação do potencial de biogás no Brasil, ao potencial brasileiro de hidrogênio azul e turquesa e estudos relacionados à energia eólica e solar.

Heloisa com o grupo no BEP.jpg


Notícias Relacionadas

Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022: EPE divulga Resultado do Cadastramento dos Projetos

24/05/2022 - Foi concluído, em 11/05/2022, o cadastramento dos projetos para participação nos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6 de 2022. Anunciado pelo Ministério de Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 41/GM/MME/2022

EPE lança “BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia”

23/05/2022 - A Empresa de Pesquisa Energética - EPE lança a BiodivEPE - Biodiversidade no planejamento de projetos de energia. Uma ferramenta interativa elaborada com recursos de SIG - Sistema de Informações Geográficas.

Relatório Anual Integrado 2021 da EPE já está disponível para consulta

23/05/2022 - De acordo com a Lei nº 13.303/2016, popularmente conhecida como "Lei das Estatais", a divulgação anual de relatório integrado é obrigação prevista para todas as empresas estatais, como é o caso da EPE. Nesse contexto, como parte do seu compromisso com a transparência, a EPE torna público o Relatório Anual Integrado 2021, documento que unifica os relatórios da administração e de gestão em um só documento, sendo importante componente do processo de prestação de contas anuais pela EPE.

EPE conquista Menção Honrosa no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

20/05/2022 - Entre os dias 15 a 18 de maio, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da 26ª Edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, com a participação de mais de 33 colaboradores.

EPE marca presença no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

17/05/2022 - A EPE marca presença na 26ª edição do maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, que acontece entre os dias 15 a 18 de maio no Riocentro, Rio de Janeiro.