Empresa de Pesquisa Energética participa da cerimônia de encerramento do Programa de Energia para o Brasil (BEP)

​A Diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, representou a empresa na cerimônia de encerramento do Programa de Energia para o Brasil (BEP), iniciativa do governo britânico, realizada nesta terça-feira (29/3), no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília.

O evento também contou com a presença do presidente da COP 26, Alok Sharma, que parabenizou o Brasil pelas iniciativas sustentáveis no setor energético e externou sua satisfação em desenvolver essa cooperação entre os dois países.

Nos últimos dois anos, o BEP apoiou o governo brasileiro no setor de energia em avaliações sobre a adoção de novas tecnologias, com base na experiência e melhores práticas internacionais em regulação e políticas. A EPE participou ativamente de diversas iniciativas no âmbito do programa, que tem por objetivo ampliar a competitividade e eficiência do mercado com um olhar para redução da pobreza, com foco nos segmentos de hidrogênio azul e turquesa, aproveitamento energético de resíduos e efluentes (waste-to-energy), biodiesel, energia solar fotovoltaica, eólica offshore, e modelos de geração de energia renovável distribuída com sistemas inteligentes e armazenamento de energia.

A Diretora Heloisa participou da mesa redonda com representantes de diversas instituições, moderada pela presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum. Em sua fala, Heloisa destacou a importância das parcerias para a construção de estratégias para a transição energética no Brasil, e comentou sobre os estudos que tiveram participação direta da EPE, especialmente aqueles relacionados à quantificação do potencial de biogás no Brasil, ao potencial brasileiro de hidrogênio azul e turquesa e estudos relacionados à energia eólica e solar.

Heloisa com o grupo no BEP.jpg


Notícias Relacionadas

MME e EPE publicam Cadernos de Preços Internacionais de Petróleo e de Derivados do PDE 2032

27/09/2022 - O caderno de projeções dos preços internacionais de petróleo e o caderno de preços internacionais de derivados de petróleo, ambos como parte de estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão de Energia 2032 (PDE 2032), foram elaborados pela Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, em conformidade com diretrizes do MME.

EPE participa do Wind Energy Hamburg, uma das maiores feiras focadas em energia eólica no mundo.

27/09/2022 - Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto, e Bernardo Folly, Superintendente da DEE,  participou hoje (27/09/2022) do Wind Energy, em Hamburgo. Promovido pelo Banco Mundial, GWEC, IFC e ESMAP, o evento tem a proposta de trazer discussões sobre a eólica offshore.

EPE irá participar do Rio Oil and Gas 2022

23/09/2022 - Entre os dias 26 à 29 de setembro, a EPE participará ativamente do Rio Oil and Gas 2022, evento realizado no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, e com transmissão online.

EPE irá participar do Brazil Windpower 2022

15/09/2022 - O presidente da EPE, Thiago Barral, o Diretor de Estudos de Energia Elétrica, Erik Rego, e o Superintendente Adjunto de Geração, Gustavo Ponte, irão participar do Brazil Windpower 2022, nos dias 19 e 20 de outubro, no São Paulo Expo.

MME lança versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031

05/09/2022 - A versão do PDE 2031, na língua inglesa, facilitará o acesso da comunidade internacional às perspectivas energéticas do Brasil. O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicam, nesta segunda-feira (05/09), a primeira versão em inglês do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.