Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE participa da webinar Visão 2050 – Energia

A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou na manhã desta quarta-feira, 24/06, do webinar Visão 2050 - Energia, organizado e promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS, onde foram debatidos os cenários de futuro para o Brasil e o mundo para as indústrias de energia. O debate foi centrado em torno de uma visão de futuro e dos caminhos para retomar os negócios e o desenvolvimento econômico pós-pandemia mirando numa aceleração rumo a uma nova economia e priorização da agenda da sustentabilidade.

Entre os participantes, além da diretora Heloisa, estavam o Presidente e CEO da Siemens do Brasil, André Clark, a Presidente adjunta da Neoenergia, Solange Ribeiro, o CEO da Sunew, Tiago Alves, o Presidente da Shell Brasil, André Araujo e a Presidente do CEBDS, Marina Grossi.

Durante o debate, a diretora da EPE destacou o papel de destaque do Brasil no cenário energético, sendo um país rico em disponibilidade e variedade de fontes renováveis. Afirmou ainda que justamente neste momento de crise é importante debatermos uma visão de futuro para o setor energético nacional, tanto do ponto de vista das empresas quanto do ponto de vista dos governos, um debate que se encaixa perfeitamente na missão da EPE.

O Brasil busca garantia da segurança energética nacional dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável. O setor de energia tem o potencial para mudar o patamar de desenvolvimento do país, e para isso, é fundamental um esforço conjunto entre governos e mercado na convergência acerca de um mapa do caminho de transição energética e na promoção de sinergia de políticas públicas e desenhos de mercado que guardem coerência entre si. O setor energético tinha pautas importantes antes da crise que permanecem absolutamente válidas e necessárias, como a política nacional de biocombustíveis (Renovabio) e a abertura do mercado de gás. São reformas que permitirão um salto no ambiente para investimentos e que devem ser mantidas como prioritárias, já que contribuem para criar as condições econômicas para inserção do Brasil em posição privilegiada em um cenário de transição energética.​

Em breve será disponibilizado o link para acesso a gravação da webinar.

WhatsApp Image 2020-06-24 at 13.01.19.jpeg

Notícias Relacionadas

Presidente da EPE participa da webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”

03/07/2020 - Na última quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da EPE, Thiago Barral, participou como debatedor na webinar “ENERGY TechTalks: a tecnologia construindo o setor elétrico do futuro”.

EPE lança a Décima Primeira Edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis - Ano 2019

03/07/2020 - A décima primeira edição da Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis apresenta fatos relevantes do mercado de biocombustíveis ocorridos em 2019. Este ano foi marcado pelos recordes históricos de produção de etanol e biodiesel e pelas importantes ações na implementação do RenovaBio.

EPE prorroga o trabalho remoto até 31 de dezembro.

01/07/2020 - A EPE informa que prorrogou o regime de trabalho remoto em caráter excepcional até 31/12/2020, em razão da evolução dos casos de Covid-19. A decisão foi tomada em reunião de Diretoria Executiva no dia 29 de junho de 2020, após avaliação de custos, riscos e benefícios de um retorno em mais curto prazo.

Diretora da EPE participa, como palestrante, da Webinar “Perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19”

30/06/2020 - Iniciativa da FGV Energia, a webinar tratou sobre as perspectivas para o Mercado de Combustíveis no Brasil pós-Covid-19 e ocorreu na última segunda-feira, dia 29/06. A diretora de Estudos sobre o Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloísa Borges, foi uma das palestrantes, junto com diversos outros especialistas da área.

Resenha Mensal: o consumo de energia elétrica, em maio, totalizou 36.051 GWh

30/06/2020 - Em maio de 2020, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 36.051 GWh, demostrando recuo de 11% sobre igual mês de 2019. O consumo acumulado em 12 meses alcançou 474.037 GWh, registrando uma variação negativa de 1,1%.