Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE participa da webinar Visão 2050 – Energia

A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou na manhã desta quarta-feira, 24/06, do webinar Visão 2050 - Energia, organizado e promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS, onde foram debatidos os cenários de futuro para o Brasil e o mundo para as indústrias de energia. O debate foi centrado em torno de uma visão de futuro e dos caminhos para retomar os negócios e o desenvolvimento econômico pós-pandemia mirando numa aceleração rumo a uma nova economia e priorização da agenda da sustentabilidade.

Entre os participantes, além da diretora Heloisa, estavam o Presidente e CEO da Siemens do Brasil, André Clark, a Presidente adjunta da Neoenergia, Solange Ribeiro, o CEO da Sunew, Tiago Alves, o Presidente da Shell Brasil, André Araujo e a Presidente do CEBDS, Marina Grossi.

Durante o debate, a diretora da EPE destacou o papel de destaque do Brasil no cenário energético, sendo um país rico em disponibilidade e variedade de fontes renováveis. Afirmou ainda que justamente neste momento de crise é importante debatermos uma visão de futuro para o setor energético nacional, tanto do ponto de vista das empresas quanto do ponto de vista dos governos, um debate que se encaixa perfeitamente na missão da EPE.

O Brasil busca garantia da segurança energética nacional dentro de um contexto de desenvolvimento sustentável. O setor de energia tem o potencial para mudar o patamar de desenvolvimento do país, e para isso, é fundamental um esforço conjunto entre governos e mercado na convergência acerca de um mapa do caminho de transição energética e na promoção de sinergia de políticas públicas e desenhos de mercado que guardem coerência entre si. O setor energético tinha pautas importantes antes da crise que permanecem absolutamente válidas e necessárias, como a política nacional de biocombustíveis (Renovabio) e a abertura do mercado de gás. São reformas que permitirão um salto no ambiente para investimentos e que devem ser mantidas como prioritárias, já que contribuem para criar as condições econômicas para inserção do Brasil em posição privilegiada em um cenário de transição energética.​

Em breve será disponibilizado o link para acesso a gravação da webinar.

WhatsApp Image 2020-06-24 at 13.01.19.jpeg

Notícias Relacionadas

EPE publica a edição de abril de 2024 das Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo

19/04/2024 - A demanda brasileira de combustíveis líquidos continuará crescendo em 2024. Estima-se um crescimento de 1,3%, ou 2 bilhões de litros, para 2024, depois de três anos consecutivos crescendo mais de 4% ao ano, o que representa um incremento anual médio de 6,4 bilhões de litros entre 2021 e 2023.

EPE debate sobre energia em Madrid

12/04/2024 - A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, viajou a Madrid, na Espanha, para participar da Fifth Annual Madrid Energy Conference, promovida pelo Institute of the Americas e pelo IPD Latin America, de 9 a 11 de abril. A conferência, cujo tema foi "Where Europe and Latin America Meet for Energy Dialogue", propõe-se a discutir as soluções de transição energética e a necessidade de equilibrar, no curto prazo, as exigências de segurança energética com o imperativo climático.

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.