O Diretor de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE, Giovani Vitória Machado, e Renata Nogueira Francisco, Assessora da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica, participaram dia 18/11 das "Negociações Intergovernamentais Brasil-Alemanha sobre Cooperação Técnica e Financeira", no Palácio do Itamaraty.
As negociações, realizadas entre 17 e 19 de novembro, sob a coordenação do Ministério de Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Cooperação, visam à apresentação da proposta conceitual de nova área prioritária, com possível ampliação do escopo atual, cujos focos temáticos que orientam o programa bilateral de cooperação Brasil-Alemanha são:
Ressalte-se que, em linha com essas áreas prioritárias, foram adotados temas complementares em sinergia como referido escopo, a saber: desenvolvimento urbano sustentável, finanças verdes e educação profissional e tecnológica.
A participação da EPE teve como objetivo assessorar tecnicamente o Ministério de Minas e Energia em seu posicionamento nas negociações na Sessão Temática 4, sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética.
Nas negociações, ambos os países confirmaram o interesse em continuar com a exitosa cooperação nas áreas de Energias Renováveis, Eficiência Energética e Armazenamento de Energia, incorporando Hidrogênio / PtX (Power-to-X) como nova área de trabalho. Brasil e Alemanha expressaram sua satisfação com o desenvolvimento do portfólio bilateral de estudos sobre energia nos últimos anos, bem como com a continua integração de campos de pesquisa inovadores como Armazenamento de Energia, Hidrogênio / PtX, Digitalização e Finanças Verdes.
Em particular, os representantes da EPE reportaram o andamento e as realizações do "Projeto: Sistemas de Energia do Futuro (Fase III), iniciado em julho de 2021, com foco na Integração sistemática de energias renováveis (ER) e Eficiência Energética (EE) no sistema energético brasileiro", o qual mantém os benefícios mútuos e sucesso que caracterizaram a Cooperação Técnica e Financeira Brasil-Alemanha. Assim como nas fases I e II do Projeto Sistemas de Energia do Futuro, os estudos realizados na Fase III, por meio da GIZ, tem apoiado significativamente às discussões acerca do planejamento energético brasileiro, contribuindo para aperfeiçoamentos nos processos e para formação de conhecimento técnico sobre os temas tratados, atendendo ao objetivo traçado de maior integração de energias renováveis e eficiência energética no sistema elétrico.
O "Projeto: Sistemas de Energia do Futuro (Fase III) tem como parceiro político brasileiro o Ministério de Minas e Energia - MME e diversos parceiros de implementação: o próprio MME, EPE, Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, Operador Nacional do Sistema - ONS, Ministério de Educação-MEC e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI). A Fase III se estenderá até dezembro de 2024, envolvendo recursos de aproximadamente € 10 milhões.
Outros projetos em andamento também foram destacados nas negociações como o "Project: DKTI Brazilian-German Technology Partnership for Energy Storage" e o "Project: PotencializEE - Transforming Investments in Energy Efficiency in Industry".


