Diálogos da Rio Oil & Gas - A importância dos biocombustíveis na transição energética.


foto heloisa rio oil.jpeg

A Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, participou no dia 22/10 do webinar sobre a importância dos biocombustíveis na transição energética da matriz de transportes.

A 11ª edição do webinar Diálogos da Rio Oil & Gas também contou com a moderação de Valeria Amoroso Lima (diretora executiva de Downstream do IBP) e com a participação de Paulo Jorge Santo Antonio (vice coordenador da Comissão de Assuntos Técnicos da ANFAVEA), Ricardo Pinto (consultor sênior de planejamento e inteligência de mercado da Petrobras) e Vânya Pasa (coordenadora do laboratório de combustíveis da UFMG).

Na ocasião foram apresentados os principais pontos abordados na nota técnica “Combustíveis renováveis para uso em motores do ciclo Diesel”, lançada em março deste ano, e a visão da EPE para os biocombustíveis avançados sob o ponto de vista do planejamento energético. A diretora ressaltou que a estratégia de médio e longo prazos nos estudos da EPE é recomendar decisões que minimizem os custos de arrependimento no futuro e que ainda há ações a realizar para a disseminação e o desenvolvimento desses novos biocombustíveis como regulamentação, desenvolvimento tecnológico e competitividade de preços frente aos substitutos fósseis.

Para assistir o webinar completo, clique aqui.

Para acessar a nota técnica da EPE, clique aqui.

Notícias Relacionadas

EPE, ONS e CCEE divulgam Previsão de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025)

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE o Operador Nacional do Setor Elétrico – NOS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgam os dados da Previsão de carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - Ciclo 2021 (2021-2025). Para o período 2021-2025, a previsão é de um crescimento médio da carga de 3,6% por ano. Em 2021, a carga tem previsão de aumento 3,4% no SIN, considerando uma elevação do PIB de 3,3%, influenciado pelo carregamento estatístico de 2020.

EPE realiza a webinar: Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte

01/12/2020 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE realizou ontem, dia 30 de novembro, a webinar “Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte”. O evento contou a apresentação do estudo publicado pela EPE sobre a área e um debate enriquecedor com profissionais de referência em energia. A webinar foi transmitida ao vivo no canal no Youtube da EPE.

EPE faz divulgação de novo caderno do PDE 2030

01/12/2020 - No novo caderno do PDE 2030 constam as previsões de preços e demanda de gás natural no horizonte decenal, considerando os resultados observados e também os aprimoramentos esperados com o programa Novo Mercado de Gás, bem como a retomada do crescimento do setor industrial brasileiro após a pandemia.

EPE disponibiliza ferramenta de cálculo do balanço de potência

30/11/2020 - A ferramenta tem como objetivo avaliar os montantes de potência necessários nos momentos em que o sistema apresenta demanda máxima instantânea, com o objetivo de verificar as condições de seu atendimento.

EPE participa do evento Energy Virtual Experience, Evex – O Plano Nacional 2050 do Brasil

30/11/2020 - O presidente da EPE, Thiago Barral, participou como palestrante na última quinta-feira, dia 26 de novembro, do evento virtual “Energy Virtual Experience 2020”, na experiência interativa MasterClass.