Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

​O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas). A EPE está retomando a publicação do Boletim, em formato interativo https://dashboard.epe.gov.br/apps/boletimeol .

 Os índices apresentados no Boletim são:

  • Índice de Energia: Caracteriza o potencial energético eólico ao longo do tempo e seu cálculo é baseado na densidade de potência do vento. O índice é expresso como uma razão entre a densidade de potência mensal e a média aritmética do período considerado na análise (na última atualização do Boletim, de janeiro de 2017 até dezembro de 2023). 

  • Índice de Produção: Caracteriza o potencial de transformação da energia eólica em energia elétrica. Seu cálculo é baseado a partir dos dados de velocidade do vento a determinada altura e da curva de potência da turbina. O índice é expresso como uma razão entre o fator de capacidade mensal e a média aritmética do período de análise.

Os índices são definidos para quatro regiões, que apresentam diferentes comportamentos mensais: Interior do Nordeste, compreendendo a Bahia, sul do Piauí e oeste de Pernambuco; Litoral do Nordeste, compreendendo parques desde o Maranhão até Paraíba; Rio Grande do Sul; e Pernambuco, que compreende a região de Garanhuns.

 

Além do Boletim da Energia Eólica, a EPE atualizou os dados abertos do Sistema AMA, contendo informações anemométricas (velocidade e direção do vento, temperatura e umidade relativa) em base horária, por mês e agrupadas por estado da federação. A atualização conta com dados até dezembro de 2023. Estes dados podem ser acessados na página :: AMA - Acompanhamento das Medições Anemométricas :: (epe.gov.br).


Notícias Relacionadas

Workshop sobre a 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o PLAN 2024-2028

08/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética – EPE, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e promovem na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, das 10h às 12h um Workshop para apresentação dos resultados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2024-2028.

EPE, ONS e CCEE divulgam primeira revisão quadrimestral da previsão de carga

05/04/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgam, nesta sexta-feira (05), os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2024-2028. Para o ano, o aumento previsto é de 3,8% na carga, atingindo o valor 78.814 MW médios.

Boletim Anual de Transmissão 2023

04/04/2024 - A EPE realizou em 2023 análises técnico-econômicas e socioambientais que resultaram na recomendação de diversos novos empreendimentos de transmissão de eletricidade. Essas futuras instalações irão agregar maior confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional, aumentando a qualidade no atendimento elétrico aos consumidores brasileiros.

EPE esteve presente na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do Leilão de Transmissão n° 002/2023

04/04/2024 - Nessa quarta-feira, 03/04/2024, foram assinados os contratos de concessão dos lotes licitados no Leilão de Transmissão n° 002/2023. A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de outras autoridades do Governo Federal, da ANEEL e das Transmissoras vencedoras do leilão.

EPE publica estudo para reforço do sistema da região central da cidade de São Paulo

21/03/2024 - Foi emitido, em 02 de fevereiro de 2024, o relatório Nº EPE-DEE-RE-006/2024-r0, que apresenta os resultados do estudo para reforço do sistema da região central da cidade de São Paulo.