Aberta a consulta pública: "Estruturação de base de dados e indicadores socioeconômicos e ambientais de energia e bem-estar"

Em dezembro de 2021, a EPE contratou, via licitação pública, a empresa Diversa Planejamento e Consultoria em Sustentabilidade para estruturação e modelagem de base de dados de indicadores socioeconômicos e ambientais de energia e bem-estar. O projeto denominado "Sistemas de Indicadores de Energia, Meio Ambiente e Sociedade" - SIEMAS Bem-estar - visa instrumentalizar a compreensão da relação entre energia e bem-estar social por meio da construção de uma ferramenta capaz de alimentar uma base de dados e indicadores que revelarão as formas e as escalas como esse fenômeno se manifesta no Brasil.

A partir de 01 de julho, a EPE inicia a fase de contribuição pública. O Documento Base reúne os principais conceitos e indicadores selecionados que irão subsidiar o desenvolvimento da ferramenta e no formulário será possível realizar as contribuições sobre quais indicadores deveriam compor a base de dados do SIEMAS Bem-estar.

Contamos com a sua colaboração! 

SIEMAS Bem-estar: DocumentoBase

Formulário de Contribuições - Até 19/08/2022


Notícias Relacionadas

Boletim interativo da Energia Eólica e atualização dos dados abertos do Sistema AMA

23/02/2024 - O Boletim da Energia Eólica é publicado desde junho de 2014, apresentando índices mensais que caracterizam o recurso eólico no país a partir de dados do Sistema AMA (Sistema de Acompanhamento de Medições Anemométricas).

EPE e MME divulgam a programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024

07/02/2024 - Programação prevê 30 levantamentos que contemplarão todas as regiões do Brasil, incluindo conexão de cargas de hidrogênio.

EPE publica o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados – Ciclo 2023

25/01/2024 - O Planejamento do Ciclo 2023 avaliou 196 localidades que fazem parte dos Sistemas Isolados, a previsão de interligação desses sistemas ao SIN, as projeções de crescimento do mercado consumidor dessas localidades, os índices de perdas, bem como as necessidades futuras de atendimento até 2028.

EPE divulga PET/PELP - 2º Semestre de 2023

05/01/2024 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) emitiu o Programa de Expansão da Transmissão (PET) e Plano de Expansão de Longo Prazo (PELP) - 2º Semestre de 2023. O PET/PELP apresenta estatísticas referentes à expansão planejada, contextualizando os principais destaques dos estados, com informações sobre as próximas obras a serem licitadas e seus investimentos/benefícios, e proporciona ainda uma visão geral sobre os estudos de planejamento em andamento, a serem contemplados nas próximas edições do documento.

EPE divulga caderno "Desmistificando – Inventários Nacionais x Inventários Corporativos: Relações entre NDC brasileira e o licenciamento prévio de termelétricas"

03/01/2024 - O Caderno Desmistificando – Inventários nacionais x Inventários Corporativos: Relações entre NDC brasileira e o licenciamento prévio de termelétricas tem por objetivo delinear alguns conceitos importantes nessa discussão, eliminar mitos e propor um bom encaminhamento para a definição de exigências relacionadas às emissões de GEE por termelétricas no licenciamento prévio, de forma que tais medidas sejam razoáveis e possíveis de serem cumpridas pelas empresas que atuam em projetos termelétricos e ao final, possam contribuir para um cenário de menor emissão do país no futuro.