No Brasil, as malhas de transporte e de distribuição de gás natural estão concentradas mais próximas à costa, deixando uma parcela significativa de consumidores no interior do País sem acesso direto à infraestrutura de gás natural. Sendo assim, um dos grandes desafios do desenvolvimento do mercado nacional de gás é aumentar a capilaridade do transporte desse insumo energético a preços competitivos para regiões sem atendimento.
O gás natural liquefeito (GNL) em pequena escala se apresenta como uma solução logística de suprimento nesse processo de interiorização do gás, como também para viabilizar a monetização de recursos de gás em terra a depender da distância e do volume da demanda a ser atendida.
Nesta nota técnica são abordados os principais projetos de GNL em pequena escala em operação e planejados no Brasil. Por meio de um estudo de caso na região Nordeste, são descritas as metodologias de dimensionamento das logísticas e dos custos para o modelo de negócio de GNL de pequena escala pelos modais rodoviário e aquaviário. A metodologia apresentada permite estimar funções de custos unitários para diferentes vazões e distâncias percorridas.
Também é feita uma comparação simplificada com a alternativa de transporte dutoviário, em termos de custos unitários do GNL de pequena escala e das tarifas postais de gasodutos estudados previamente pela EPE. Ainda que a logística de transporte de GNL em pequena escala seja extremamente customizável e difícil de generalizar, os resultados do estudo reforçam o papel precursor desta solução para a interiorização do gás natural no Brasil, até que se atinjam patamares de demanda que justifiquem economicamente os investimentos necessários para a construção de um gasoduto.