O estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial” foi elaborado pela PSR, em conjunto com a Mitsidi, no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o Ministério das Relações Exteriores e o Federal Ministry for Economics and Climate Action (BMWK) da Alemanha, em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética. A Parceria é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Com as mudanças no padrão de consumo nos últimos anos, vem se buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Nesse contexto, a estratégia da Resposta da Demanda propõe incentivar os grandes consumidores de energia a deslocarem sua demanda para períodos alternativos, evitando assim o estresse do sistema elétrico.
Na pesquisa, são identificadas as necessidades de consumo existentes que não são suficientemente atendidas e são sistematizadas soluções e benefícios de produtos de resposta da demanda no setor elétrico para promover aumento de confiabilidade, eficiência e flexibilidade.
Espera-se que os resultados do estudo sirvam como insumo para agentes de planejamento, operação de redes, concessionárias e reguladores no setor elétrico, além de contribuir para a redução das assimetrias de informação com os setores industriais.