Balanço de Energia Útil para segmentos selecionados da Indústria

Ao longo do período de abril de 2017 a novembro de 2018, foram realizados os estudos de consultoria do TDR nº 17 - Análise da Eficiência Energética em Segmentos Industriais Selecionados, contratada no âmbito do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META, sob fiscalização da EPE.

Com os objetivos de subsidiar o planejamento energético, atualizar parâmetros dos modelos e identificar oportunidades de eficiência energética, o estudo envolveu a realização de visitas técnicas em 138 plantas industriais de seis (6) segmentos industriais selecionados: Cadeia do Alumínio, Celulose e Papel, Cadeia Siderúrgica, Cerâmica, Alimentos e Bebidas e Química, cada um dividido em subsegmentos industriais. Com isso, foi possível a elaboração de relatórios com a descrição das etapas dos processos, obtenção de informações detalhadas sobre consumo, identificação dos principais equipamentos consumidores de energia, identificação de medidas de eficiência energética, disponibilização das tabelas de coeficiente de destinação e rendimento energético nos moldes do Balanço de Energia Util (BEU) e estimativa do potencial de eficiência energética.

Os relatórios referentes a este estudo estão disponíveis aqui.

O BEU é uma ferramenta que permite a análise das informações e consumo final por setor e fonte, disponíveis no Balanço Energético Nacional (BEN), estruturando-as em energia útil por setor, fonte e serviço energético (Força Motriz, Calor de Processo, Aquecimento Direto, Refrigeração, Iluminação, Eletroquímica e outros). Adicionalmente, a partir do fornecimento de informações de rendimento atual e potencial, o BEU permite a estimativa do potencial de eficiência no primeiro processo de transformação energética.

A partir das informações obtidas ao longo dos estudos do TDR 17, a equipe da EPE deu sequência aos estudos com crítica adicional e adequação dos dados, além de posterior estimativa das matrizes do BEU compatíveis com a estrutura de segmentos industriais do BEN.

O produto BEU Indústria: Segmentos Selecionados expõe o resultado desses estudos, com a disponibilização das matrizes de rendimentos energéticos atual e potencial e de coeficiente de destinação para os seguintes segmentos industriais do BEN: "Não-ferrosos e outros da Metalurgia", "Alimentos e Bebidas", "Cerâmica", "Papel e Celulose", "Química", "Ferro-gusa e aço", além das tabelas revistas para os subsegmentos industriais pesquisados.