A Empresa de Pesquisa Energética - EPE promoveu, na última quinta-feira, 22/10, o webinar: Refinarias de Pequeno Porte no Brasil. O evento contou com a participação do Presidente da EPE, Thiago Barral; Cristhine Samorini, Presidente da FINDES; Marcio Félix, Vice-presidente da ONIP; José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e Karine Fragoso, Diretora de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. O webinar foi mediado por Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e teve a apresentação da nota técnica EPE "Análises sobre refinaria de pequeno porte no Brasil: o caso do Espírito Santo", por parte do Superintendente Adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti.
Após a apresentação da nota técnica da EPE, indicando diferentes trajetórias de análise de viabilidade do investimento em refino de pequeno porte no ES, foram destacados desafios e caminhos para melhorar a atratividade do segmento. Os participantes ressaltaram a importância deste segmento para o setor, e destacaram a relevância dos investimentos para o desenvolvimento energético do Brasil. Além disso, foi mencionada a interface desta temática com dois dos programas governamentais do setor de energia: o REATE2020 e o Abastece Brasil, ambos coordenados pelo Ministério de Minas e Energia e com a participação da EPE e outras instituições públicas.
Conforme destacou Thiago Barral, a Petrobras vem se reposicionando estrategicamente em relação ao segmento de refino no Brasil abrindo uma oportunidade para entrada de novos agentes nesse mercado: esse modelo de refinarias de pequeno porte cria mais condições para comercialização desse óleo produzido onshore, agregado ao programa governamental REATE, ampliando o número de agentes na indústria. O Reate2020 também foi destacado por Márcio Félix, que lembrou que o programa colocou a produção brasileira de óleo e gás onshore no caminho do sucesso.
Cristhine Samorini e Karine Fragoso destacaram a qualidade dos estudos da EPE, a importância dos setores de petróleo e gás natural para a economia capixaba e fluminense, respectivamente e a relevância dos estudos da EPE para nortear a tomada de decisão de investimento no setor.
José Mauro ressaltou que a questão das mini refinarias é um tema que está na pauta do governo e que percorre todo o Brasil. Há perspectivas de investimentos em mini refinarias em vários estados como no Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo, Bahia, e vários outros que já começam a tratar de uma forma muito concreta o tema, querendo atrair investimentos para a construção de refinarias de pequeno porte.
Como concluiu a Diretora Heloisa Borges, as pequenas refinarias podem dinamizar o setor de abastecimento apostando em um nicho regional, atendendo demandas específicas, comercialmente viáveis, de modo associado ao REATE, o que é muito positivo para o setor.
O evento está disponível e pode ser acessado clicando aqui.