Webinar Refinarias de Pequeno Porte no Brasil

FOTO WEBINAR REFINARIAS HELOISA E BARRAL.jpeg


A Empresa de Pesquisa Energética - EPE promoveu, na última quinta-feira, 22/10, o webinar: Refinarias de Pequeno Porte no Brasil. O evento contou com a participação do Presidente da EPE, Thiago Barral; Cristhine Samorini, Presidente da FINDES; Marcio Félix, Vice-presidente da ONIP; José Mauro Coelho, Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME e Karine Fragoso, Diretora de Petróleo, Gás e Naval da FIRJAN. O webinar foi mediado por Heloisa Borges, Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e teve a apresentação da nota técnica EPE "Análises sobre refinaria de pequeno porte no Brasil: o caso do Espírito Santo", por parte do Superintendente Adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti. 

Após a apresentação da nota técnica da EPE, indicando diferentes trajetórias de análise de viabilidade do investimento em refino de pequeno porte no ES, foram destacados desafios e caminhos para melhorar a atratividade do segmento. Os participantes ressaltaram a importância deste segmento para o setor, e destacaram a relevância dos investimentos para o desenvolvimento energético do Brasil. Além disso, foi mencionada a interface desta temática com dois dos programas governamentais do setor de energia: o REATE2020 e o Abastece Brasil, ambos coordenados pelo Ministério de Minas e Energia e com a participação da EPE e outras instituições públicas. 

Conforme destacou Thiago Barral, a Petrobras vem se reposicionando estrategicamente em relação ao segmento de refino no Brasil abrindo uma oportunidade para entrada de novos agentes nesse mercado: esse modelo de refinarias de pequeno porte cria mais condições para comercialização desse óleo produzido onshore, agregado ao programa governamental REATE, ampliando o número de agentes na indústria. O Reate2020 também foi destacado por Márcio Félix, que lembrou que o programa colocou a produção brasileira de óleo e gás onshore no caminho do sucesso. 

Cristhine Samorini e Karine Fragoso destacaram a qualidade dos estudos da EPE, a importância dos setores de petróleo e gás natural para a economia capixaba e fluminense, respectivamente e a relevância dos estudos da EPE para nortear a tomada de decisão de investimento no setor. 

José Mauro ressaltou que a questão das mini refinarias é um tema que está na pauta do governo e que percorre todo o Brasil. Há perspectivas de investimentos em mini refinarias em vários estados como no Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo, Bahia, e vários outros que já começam a tratar de uma forma muito concreta o tema, querendo atrair investimentos para a construção de refinarias de pequeno porte.

Como concluiu a Diretora Heloisa Borges, as pequenas refinarias podem dinamizar o setor de abastecimento apostando em um nicho regional, atendendo demandas específicas, comercialmente viáveis, de modo associado ao REATE, o que é muito positivo para o setor. 

O evento está disponível e pode ser acessado clicando aqui.

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

EPE destaca oportunidades de investimento no setor energético durante a OTC 2025

06/05/2025 - Em apresentação realizada durante a Offshore Technology Conference (OTC 2025), uma das principais conferências globais do setor de energia, a Diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges, destacou o papel estratégico do Brasil como potência energética e destino atrativo para investimentos no contexto da transição energética global.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE lança chamada pública para o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB)

17/04/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) inicia, nesta quinta-feira, 17, chamada pública com o objetivo de coletar contribuições que subsidiarão a elaboração do Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB). A iniciativa foi formalizada por meio do Decreto nº 12.153/2024, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento coordenado da oferta, demanda e infraestrutura associadas ao gás natural e ao biometano no Brasil.