MME abre Consulta Pública sobre Proposta de Diretrizes para a Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico

Foi publicada pelo Ministério de Minas e Energia – MME, a Consulta Pública nº 118 de 21/01/2022, que apresenta a Proposta de Diretrizes para a Consideração de Benefícios Ambientais no Setor Elétrico - Lei nº 14.120/2021. A EPE foi a responsável pela elaboração do documento sob a coordenação técnica do Diretor Giovani Vitória Machado, da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais.

Foram 12 meses de muito trabalho, reuniões técnicas e workshops abertos ao público para ouvir e trocar ideias com especialistas, representantes do setor de energia e outros setores os efeitos da Lei 14.120. Desde o início, a EPE buscou fomentar a participação de todos promovendo um debate público e transparente com intuito de trazer à sociedade os desafios e oportunidades que a criação de um mercado de carbono poderia representar para o país e para o setor elétrico brasileiro. Para saber mais sobre as discussões realizadas acesse aqui.

A criação de um mercado de carbono, tema principal das diretrizes, está alinhada com o Artigo 6 do Acordo de Paris, que trata dos instrumentos econômicos para mitigação das emissões de gases de efeito estufa. O consenso na consolidação das regras do Artigo 6, para criação de um mercado de CO2 mundial, em Glasgow, foi considerado umas das maiores conquistas da COP 26 e abre boas perspectivas para o Brasil, que tem grande potencial de emissão de créditos de carbono.

A participação na Consulta Pública nº 118 é de fundamental importância para a construção de uma proposta de diretrizes aderente aos anseios da sociedade.

Para mais informações e envio de contribuições até 7 de fevereiro de 2022, acesse Consulta Pública no 118.


Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.