Estudos da EPE e PNIIGB são citados em debates do Conexão ATGás

Evento foi passo importante para divulgação dos planos e projetos das transportadoras de gás no Brasil, reduzindo a assimetria de informação.

Publicado em 13 de maio de 2025

ATGas-05-2025.jpg
Estiveram no evento integrantes da Superintendência de Petróleo e Gás Natural (SPG) e do Gabinete da Presidência da EPE

Nesta terça-feira, 13, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do Conexão ATGás. Realizado pela Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o evento teve por objetivo promover o diálogo e a cooperação entre as transportadoras e os carregadores de gás natural.

Em seu discurso de abertura, o Presidente Executivo da associação, Rogério Manso, destacou o envolvimento da ATGás no desenvolvimento do Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB), que está sendo elaborado pela EPE, entre outras iniciativas de "expansão e desenvolvimento de mercado", tais como transporte de biometano e de misturas de hidrogênio.

Representando a EPE, estiveram presentes os analistas Áureo Ramos, Henrique Rangel, Ivan Aviles, Marcelo Pereira e Nathalia Rodrigues, da Superintendência de Petróleo e Gás Natural (SPG), e Juliana do Nascimento, do Gabinete da Presidência, bem como o Superintendente Adjunto de Petróleo e Gás Natural, Marcelo Alfradique.

Para o superintendente adjunto Alfradique, o evento: "Foi um passo muito importante para divulgação dos planos e projetos das transportadoras de gás no Brasil. Além disso, ao longo do evento, tivemos outras discussões importantes, como a integração gasífera no Cone Sul e o mercado livre de gás natural, por exemplo. Gostaria de ressaltar a importância da participação da EPE por conta da sua responsabilidade na elaboração do PNIIGB, sendo os seus estudos citados em diversos debates. Enfim, a Conexão ATGás 2025 foi um sucesso e espero que tenha outras edições."

A programação do evento incluiu apresentações sobre:

  • o Plano Coordenado de Desenvolvimento do Sistema de Transporte, da ATGás;

  • os gasodutos como viabilizadores do renascimento do gás argentino para o Brasil;

  • oferta e demanda de gás natural: capacidade de referência para a determinação das tarifas e estimativas de contratação de capacidade pelos carregadores;

  • mercado livre: sessão interativa de debates e exposição de casos de sucesso;

  • Receita Máxima Permitida e tarifas de transporte de gás natural.

O evento aconteceu no hotel Windsor Flórida, no Rio de Janeiro, a partir das 8h30, com encerramento às 17h10.

Sobre o PNIIGB

Criado pelo Decreto nº 12.153, de 26 de agosto de 2024, no âmbito do Programa Gás para Empregar, o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB) tem como objetivo principal a organização e o planejamento das infraestruturas relacionadas ao setor de gás natural, incluindo seus derivados, biometano e equivalentes, para atender à demanda estimada da sociedade no período de uma década.

Em 17 de abril, a EPE abriu Chamada Pública para estimar a demanda efetiva por serviços nas infraestruturas da cadeia do gás natural, bem como identificar o potencial de oferta e demanda de gás natural e biometano, com o intuito de subsidiar o processo de construção do PNIIGB. Esta etapa permitirá a participação pública até 31 de maio.

Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB)


Notícias Relacionadas

EPE e Abiquim iniciam estudo sobre o potencial do etano como matéria-prima petroquímica

13/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) deram início a um estudo conjunto para avaliar as oportunidades associadas ao uso do etano — fração associada ao gás natural — como matéria-prima para a produção de petroquímicos no Brasil.

EPE na Missão Técnica Internacional sobre armazenamento de energia e Grid Forming a convite da Huawei

13/05/2025 - Na última semana, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a convite da Huawei, integrou uma missão técnica internacional ao lado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e representantes de universidades brasileiras. O objetivo foi aprofundar conhecimentos sobre Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) e requisitos Grid Forming.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.