EPE publica Nota Técnica sobre o tema da Flexibilidade Operativa, onde apresenta uma proposta de metodologia para estimar os requisitos e recursos de flexibilidade no SIN

Os estudos de planejamento da expansão apontam que a participação das tecnologias renováveis variáveis irá crescer nos próximos anos e, consequentemente, a variabilidade na produção de energia também pode aumentar. Com isso, o monitoramento de mais uma dimensão na análise de adequação da expansão torna-se necessário: a flexibilidade operativa. 

De forma a ampliar o entendimento e promover discussões sobre a temática da flexibilidade operativa, a EPE apresenta estudo que propõe metodologias de cálculo e avaliação da necessidade de flexibilidade operativa. São realizados exercícios numéricos trazendo exemplos relativos à aplicação destas metodologias. Para realização do exercício, foram simuladas as rampas do sistema com base nos dados de carga bruta e líquida tendo como horizonte o ano de 2032 e levantados os dados dos recursos com base no histórico operativo e informações declaradas pelos agentes.  

O estudo ainda apresenta ações que devem ser endereçadas pelo setor elétrico para permitir a ampliação da oferta de flexibilidade no SIN, tanto no que se refere ao destravamento do potencial existente, como na indução de entrada de potenciais tecnologias que sejam capazes de ofertar esse serviço.

Clique aqui e confira!

Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.