EPE publica Nota Técnica “Experiências internacionais em modelos do abastecimento de derivados de petróleo”

​A Nota Técnica apresenta um levantamento de modelos matemáticos utilizados por instituições governamentais e por organizações do setor de energia, e que representam as atividades da cadeia do abastecimento de derivados de petróleo.

Adicionalmente, a publicação exibe uma breve descrição da ferramenta matemática utilizada pela EPE em seus estudos, denominada Plandepe – Modelo de Planejamento do Abastecimento de Derivados de Petróleo.

Modelos matemáticos são amplamente utilizados ao redor do mundo como ferramentas de apoio à decisão, sendo empregados em diversas áreas da ciência. Destaca-se a sua aplicação para representar e descrever as atividades do setor de energia, em particular da indústria do petróleo.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) se utiliza de diversos modelos matemáticos em suas atividades para auxiliar em sua finalidade de prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético. Esses estudos e pesquisas apoiam a formulação e implementação de ações do Ministério de Minas e Energia (MME) no âmbito da política energética nacional, sendo apresentados à sociedade sob a forma de diversos produtos e publicações, como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) e o Plano Nacional de Energia (PNE). Além disso, a EPE frequentemente desenvolve análises sobre potenciais efeitos de mudanças regulatórias e de implementação de políticas públicas.

Acesse a Nota Técnica “Experiências internacionais em modelos do abastecimento de derivados de petróleo” aqui.

Notícias Relacionadas

EPE e Abiquim iniciam estudo sobre o potencial do etano como matéria-prima petroquímica

13/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) deram início a um estudo conjunto para avaliar as oportunidades associadas ao uso do etano — fração associada ao gás natural — como matéria-prima para a produção de petroquímicos no Brasil.

Estudos da EPE e PNIIGB são citados em debates do Conexão ATGás

13/05/2025 - Nesta terça-feira, 13, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou do Conexão ATGás. Realizado pela Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o evento teve por objetivo promover o diálogo e a cooperação entre as transportadoras e os carregadores de gás natural.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE conclui primeira avaliação de projeto de infraestrutura no âmbito do novo decreto do Programa Gás para Empregar

06/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a análise técnica do projeto da nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Miranga, apresentada pela empresa PETRORECÔNCAVO.