EPE participa do 1° Congresso Amazônico de Meio Ambiente

​Na quarta-feira, 11, ocorreu o 1° congresso Amazônico de Meio Ambiente, localizado no Centro de Treinamentos e formação Ambiental da Semas. Representando a Empresa de Pesquisa Energética participou do evento a Superintendente da SMA Elisangela Medeiros de Almeida. O evento tem como objetivo principal promover o debate e a troca de conhecimento sobre questões ambientais relacionadas à Amazônia. Ele busca reunir especialistas, pesquisadores, representantes governamentais, ONGs, comunidades indígenas, e outros atores interessados para discutir temas como preservação ambiental, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, biodiversidade, e o impacto das atividades humanas na região.

A Superintendente da SMA, Elisangela Almeida, palestrou no painel "Transição Energética", um espaço dedicado a reflexões profundas e práticas sobre os desafios e soluções para essa transformação essencial. Durante o debate, foram abordadas questões centrais sobre como acelerar o processo de transição de maneira sustentável e inclusiva, além de apontar os principais pontos que precisam ser enfrentados e respondidos até a realização da COP 30. A participação de Elisangela reforçou a importância de alinhar estratégias regionais e globais para alcançar as metas climáticas e energéticas de forma eficiente.

O 1° Congresso Amazônico de Meio Ambiente destacou-se como um importante espaço de diálogo e construção de soluções voltadas para os desafios ambientais e climáticos da região amazônica. A presença da Superintendente Elisangela Almeida no painel "Transição Energética" trouxe contribuições valiosas, conectando a experiência da EPE às discussões sobre sustentabilidade e inclusão no contexto da transição energética. O evento reafirmou a necessidade de colaboração entre diversos setores da sociedade para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, apontando caminhos claros para o avanço das pautas ambientais até a COP 30.

CongressoAmazonico-12-2024.jpg

Notícias Relacionadas

EPE e Finep unem estratégia e inovação em segundo dia de Capacitação em Transição Energética

07/02/2025 - “Sinergia” foi o sentimento que predominou no segundo dia da Capacitação em Transição Energética, realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Após um primeiro encontro na semana passada, no qual foram apresentados cadernos da EPE sobre combustíveis na transição, equipes de ambas as empresas voltaram a se reunir no auditório da Finep na quarta-feira, 5 – dessa vez, para a Finep tratar de sua atuação mais recente e de sua carteira de projetos e para a EPE, por sua vez, abordar resiliência energética e seus planos de longo prazo.

EPE apresenta Webinar das hidrelétricas reversíveis como solução para desafios da transição energética

28/01/2025 - ​A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu nesta segunda-feira, 27 de janeiro, o webinar Usinas Reversíveis e Hidrelétricas no Brasil, com transmissão ao vivo pelo canal da empresa no YouTube (@EPEBrasil). Durante o evento, foram lançados dois produtos: o Caderno de Estudos "Um olhar para as usinas hidrelétricas (UHE) – Desafios e oportunidades para o aproveitamento hidrelétrico brasileiro" e o "Roadmap de Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) – Perspectivas e caminhos para a inserção das usinas reversíveis no Brasil".

EPE e Ibama assinam Acordo de Cooperação Técnica para planejamento da transmissão de energia

21/01/2025 - Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi assinado na sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, em cerimônia realizada na sede do Ibama, em Brasília.

PNE 2055 - MME e EPE traçam cenários do planejamento energético para uma transição energética justa e inclusiva

06/01/2025 - De olho no planejamento energético brasileiro para os próximos 30 anos, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram, nesta segunda-feira (6/01) , o primeiro caderno do Plano Nacional de Energia (PNE) 2055. O estudo avalia as principais tendências e incertezas para o horizonte, além de reunir os cenários energéticos qualitativos que são insumos tanto para a construção da nova edição do PNE 2055, quanto para o Plano Nacional de Transição Energética (Plante).

EPE publica o Atlas de Eficiência Energética Brasil 2024

20/12/2024 - O Atlas de Eficiência Energética Brasil 2024 tem por objetivo principal o monitoramento do progresso da eficiência energética no Brasil, através de uma análise de indicadores, com dados até o ano de 2023.