EPE participa de encontro nacional de consumidores de energia


MicrosoftTeams-image.png

O consumidor de energia elétrica tem sido exposto cada vez mais às transformações tecnológicas e comerciais que têm impactado as tarifas de energia e sua relação com as empresas de energia. No sentido de estreitar o diálogo com os consumidores de todas as regiões do país a respeito da visão de planejamento do setor elétrico, a EPE participou do XXII Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado nos dias 7 e 8 de novembro em Recife, Pernambuco. O Presidente da EPE, Thiago Barral foi convidado a fazer palestra magna no encerramento do evento, no dia 8/11.

Na sua participação, Thiago Barral destacou 4 temas:

Abordou a governança institucional do setor elétrico e o papel da EPE nessa governança, bem como a participação dos representantes dos consumidores no Conselho Consultivo da EPE;

Abordou o histórico de evolução do sistema elétrico nos últimos 20 anos, explicando sobre a diversificação da matriz elétrica e sobre a expansão da infraestrutura de redes de transmissão, bem como as mudanças na forma de aferir o binômio custo e segurança;

Abordou as perspectivas de evolução do setor e da matriz nos próximos anos, apontando tendências, riscos e oportunidades, a exemplo da governança de recursos hídricos e aumento de usos múltiplos da água, a expansão da geração distribuída, a expansão das redes elétricas, a aprimoramento dos leilões de energia, entre outros;

Comentou sobre políticas e perspectivas relacionadas à transição energética para uma economia de baixo carbono.


Ao final, o Presidente da EPE chamou atenção para a importância do engajamento dos consumidores na formulação das políticas públicas para o setor e que esse engajamento será mais efetivo se os consumidores tiverem acesso a informações e análises de qualidade sobre o planejamento de médio e longo prazo, convidando ao estreitamento o diálogo dos Conselhos de Consumidores com a EPE.

Os estudos realizados pela EPE e as ferramentas para acesso a dados do setor energético são disponilizados gratuitamente para toda a sociedade no site da empresa. Saiba mais em Publicações e Ferramentas Interativas.

Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.