EPE participa da Green Hydrogen Global Assembly and Exhibition 2022

Representando a EPE e o Ministério de Minas e Energia, o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Giovani Vitória Machado, esteve presente na Green Hydrogen Global Assembly and Exhibition 2022, realizada entre os dias 17 e 18 de maio, em Barcelona- Espanha. Organizado pela Green Hydrogen Organisation – GH2, o evento buscou trazer discussões sobre a promoção e o desenvolvimento da indústria de hidrogênio verde.

Dentre os compromissos assumidos, Giovani foi debatedor no Painel "Latin America's green hydrogen potential: meet the front-runners", junto com autoridades de outros países da América Latina. Representou o Brasil no café da manhã-reunião "Breakfast meeting for Green Hydrogen Government Leaders", com líderes de governos e a moderação do Chair da GH2 e ex-Primeiro-Ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, e do CEO da GH2, Jonas Moberg. Por fim, participou da reunião bilateral da GH2 com a delegação brasileira.

Em seu painel, no dia 17/05, o Diretor falou sobre o compromisso do Brasil com a indústria do hidrogênio de baixo carbono e do potencial brasileiro para ser um player relevante no mercado global do hidrogênio. Giovani ressaltou a importância da competitividade, e da sinergia que a integração latina-americana pode trazer para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio na América Latina.

No evento, a GH2 apresentou a plataforma Country Portal, cujo texto sobre o Brasil foi elaborado pela EPE e validado pelo MME, assim como expôs a proposta de certificação de hidrogênio verde feita pela GH2.

"A participação da EPE no evento atendeu plenamente seus objetivos, apresentando a posição do Brasil no desenvolvimento da indústria do hidrogênio de baixo carbono e resultando em aquisição de conhecimentos e informações de alto nível", disse Giovani sobre o evento.

A Green Hydrogen Organisation – GH2 é uma instituição que congrega stakeholders, governos e especialistas interessados na promoção e no desenvolvimento da indústria de hidrogênio verde. O evento reuniu executivos, empresários, políticos e altas autoridades governamentais de diferentes países.


PHOTO-2022-05-17-13-13-24.jpg


PHOTO-2022-05-17-12-55-32.jpg


Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.

Abertas as inscrições para participação presencial nos workshops sobre as planilhas de dados da Chamada Pública de Informações para o PNIIGB

28/04/2025 - Entre os dias 5 e 8 de maio, a EPE vai receber os diversos agentes do setor de gás natural e biometano em seu escritório do Rio de Janeiro para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados.

EPE publica notas técnicas de cálculo e revisão de garantia física

28/04/2025 - A EPE publica as notas técnicas de cálculo e revisão referentes às garantias físicas definidas pelo MME nos últimos três meses, assim como a base de garantias físicas vigentes atualizada.