EPE marcou presença no 4º Fórum internacional do Hidrogênio

O evento 4º Fórum internacional do Hidrogênio que ocorre nos dias 21 e 22 de novembro, em Salvador, Representando a EPE, o Diretor de Estudos Econômicos Energéticos Thiago Ivanoski participou no dia 21 de novembro, quinta-feira. O evento anual que reúne líderes, especialistas e representantes de diversos setores para discutir o papel do hidrogênio de baixa emissão de carbono na transição energética global. promovendo debates sobre soluções inovadoras e oportunidades para a expansão do hidrogênio renovável no Brasil e no mundo. Organizado com o apoio da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), o fórum contará com a participação de grandes players da indústria, técnicos, acadêmicos e representantes governamentais. O objetivo principal é fomentar parcerias estratégicas e apresentar caminhos para o avanço do setor, fortalecendo sua contribuição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Durante o 4º Fórum Internacional do Hidrogênio, Thiago Ivanoski, Diretor de Estudos Econômicos Energéticos da EPE, teve uma participação destacada. No dia 21 de novembro, o evento começou com a cerimônia de abertura às 08h30, seguida de uma cerimônia especial que Ivanoski conduziu às 10h, com o tema "Nova Indústria Brasileira – Oportunidades e Aplicações do Hidrogênio de Baixa Emissão como Vetor de Descarbonização". Ao longo do painel, o Diretor enfatizou a crescente relevância do hidrogênio renovável como um pilar para a transição energética global, especialmente no Brasil. Ele discutiu as enormes possibilidades que o setor apresenta para a indústria nacional, ressaltando como o país tem a oportunidade de se posicionar como líder na inovação e no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, promovendo uma matriz energética mais limpa e eficiente. Além disso, abordou a integração do hidrogênio nas políticas públicas como uma ferramenta essencial para acelerar a descarbonização, transformando o setor energético e colocando o Brasil na vanguarda da revolução energética.

O evento, realizado com o apoio de especialistas e representantes do governo, também se destacou como um importante ponto de encontro para empresários, acadêmicos e líderes do setor energético. Durante as sessões, discutiram-se soluções inovadoras e as estratégias necessárias para implementar o hidrogênio de baixa emissão em larga escala, não apenas no Brasil, mas globalmente. A troca de experiências e visões entre os diversos participantes gerou um ambiente rico para o fomento de novas parcerias estratégicas, com o objetivo de fortalecer o papel do hidrogênio renovável como um vetor central da transição energética.

A participação da EPE no 4º Fórum Internacional do Hidrogênio reforça seu papel de liderança na promoção da inovação e sustentabilidade no setor energético. O Fórum proporcionou uma plataforma valiosa para o fortalecimento do diálogo entre os diversos setores, destacando a relevância do hidrogênio na construção de um futuro mais sustentável e com menor impacto ambiental. Ao fomentar parcerias estratégicas, o Fórum contribui para a aceleração da transição energética, impulsionando não apenas o avanço tecnológico, mas também a implementação de políticas públicas que promovem um desenvolvimento econômico sustentável e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

shared image (6).jfif



Notícias Relacionadas

Delegação da África do Sul visita a EPE para intercâmbio sobre planejamento e leilões de transmissão

09/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu na terça-feira, 7, uma delegação de 25 representantes da África do Sul para um intercâmbio técnico voltado ao fortalecimento institucional e à estruturação de investimentos privados em transmissão de energia. A visita foi articulada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em coordenação com instituições parceiras brasileiras.

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.