O estudo, que visa contribuir para a modernização do setor elétrico brasileiro, será lançado dia 01 de dezembro (sexta-feira), às 9h, Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro.
Com as mudanças no padrão de consumo nos últimos anos, vem se buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Nesse contexto, a estratégia da Resposta da Demanda propõe incentivar os grandes consumidores de energia a deslocarem sua demanda para períodos alternativos, evitando assim o estresse do sistema elétrico.
Na pesquisa, são identificadas as necessidades de consumo existentes que não são suficientemente atendidas e são sistematizadas soluções e benefícios de produtos de resposta da demanda no setor elétrico para promover aumento de confiabilidade, eficiência e flexibilidade.
Espera-se que os resultados do estudo sirvam como insumo para agentes de planejamento, operação de redes, concessionárias e reguladores no setor elétrico, além de contribuir para a redução das assimetrias de informação com os setores industriais.
Estarão presentes representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de relevantes atores do setor energético e industrial.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas neste link.
Lançamento do estudo "Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial"
Data: Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023.
Horário: 09h às 12h30.
Endereço: Windsor Guanabara Hotel - Av. Pres. Vargas, 392 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-000
Este evento é realizado no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK), em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esta Parceria integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
O
estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial” foi encomendado no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética. A Parceria é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O estudo foi realizado pela PSR em parceria com a Mitsidi.
Empresa de Pesquisa Energética
A Parceria Energética-Brasil-Alemanha estabelece um fórum para o diálogo político de alto nível para apoiar um uso mais amplo das energias renováveis, eficiência energética e hidrogênio verde em ambos os países. Para mais informações: https://www.energypartnership.com.br/pt/home/