EPE e Cooperação Alemã lançam o estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial”

O estudo, que visa contribuir para a modernização do setor elétrico brasileiro, será lançado dia 01 de dezembro (sexta-feira), às 9h, Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro.

Com as mudanças no padrão de consumo nos últimos anos, vem se buscando alternativas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda de energia. Nesse contexto, a estratégia da Resposta da Demanda propõe incentivar os grandes consumidores de energia a deslocarem sua demanda para períodos alternativos, evitando assim o estresse do sistema elétrico.

Na pesquisa, são identificadas as necessidades de consumo existentes que não são suficientemente atendidas e são sistematizadas soluções e benefícios de produtos de resposta da demanda no setor elétrico para promover aumento de confiabilidade, eficiência e flexibilidade.

Espera-se que os resultados do estudo sirvam como insumo para agentes de planejamento, operação de redes, concessionárias e reguladores no setor elétrico, além de contribuir para a redução das assimetrias de informação com os setores industriais.

Estarão presentes representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de relevantes atores do setor energético e industrial.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas neste link.

Lançamento do estudo "Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial"

Data: Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023.

Horário: 09h às 12h30.

Endereço: Windsor Guanabara Hotel - Av. Pres. Vargas, 392 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-000

Este evento é realizado no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK), em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esta Parceria integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O estudo “Potencial Técnico, Econômico e de mercado da Resposta da Demanda com foco no setor industrial” foi encomendado no âmbito da Parceria Energética-Brasil-Alemanha, projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, em cooperação com a Empresa de Pesquisa Energética. A Parceria é implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O estudo foi realizado pela PSR em parceria com a Mitsidi.

Empresa de Pesquisa Energética

A Parceria Energética-Brasil-Alemanha estabelece um fórum para o diálogo político de alto nível para apoiar um uso mais amplo das energias renováveis, eficiência energética e hidrogênio verde em ambos os países. Para mais informações:  https://www.energypartnership.com.br/pt/home/


Notícias Relacionadas

EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à infraestrutura de gás natural na OTC 2025

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou da Offshore Technology Conference 2025 (OTC), realizada em Houston (EUA), nesta quarta-feira, 7, com a apresentação do trabalho técnico “Technical and Economic Assessment of Integrating Biomethane Production with the Natural Gas Supply Chain”.

EPE destaca papel estratégico do planejamento energético em simpósio da Escola Superior de Guerra

08/05/2025 - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) participou, no dia 5 de maio, como conferencista do simpósio “Inovação Energética: Rumo a um Futuro Sustentável”, promovido pela Escola Superior de Guerra (ESG). O evento integra a programação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2025), que reúne representantes civis e militares do Brasil e de nações amigas para debater temas estratégicos nacionais.

MME e EPE divulgam agenda de estudos para o planejamento da transmissão em 2025

06/05/2025 - O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram, nesta terça-feira, 6, a agenda de estudos voltados ao planejamento da transmissão de energia elétrica para o ano de 2025. O intuito é identificar novas instalações e equipamentos necessários à expansão do sistema de transmissão nacional.

Resenha Mensal: puxado pelas residências, consumo nacional de eletricidade cresce 2,6%. Indústria e outros consumos também crescem, comércio permanece estável.

30/04/2025 - A mais recente edição da Resenha mostra que o consumo nacional de energia elétrica foi de 49.190 GWh em março de 2025, aumento de 2,6% comparado a março de 2024. Este foi o maior consumo mensal de toda a série histórica desde 2004.

EPE lança versão em inglês do Caderno de Minerais críticos e estratégicos para a transição energética

29/04/2025 - A tradução visa ampliar o alcance internacional do estudo, que destaca os desafios e oportunidades para a mineração e o suprimento desses insumos, com base em projeções do Plano Decenal de Energia 2034.