Economia da Energia

A EPE desenvolve uma série de estudos de economia da energia, que se caracterizam por serem transversais onde os aspectos econômicos exercem papel de destaque, como os cenários econômicos (tanto em nível macro quanto setorial), utilizados na formulação de cenários referenciais para os estudos de demanda de energia, da expansão da oferta e da infraestrutura de energia.

São analisadas as perspectivas de preços de energéticos, com ênfase em estudos de competitividade relativa em termos internacionais e desdobramentos nos preços internos de energia. 

A gestão da inovação é outra vertente abrangida neste conjunto de estudos. Nos estudos relacionados ao tema são apresentadas análises sobre perspectivas tecnológicas de inserção de novas tecnologias e evolução de tecnologias consolidadas no mercado através de roadmaps.

Outros estudos de crescente interesse são aqueles relacionados à eficiência energética e recursos energéticos distribuídos em que a EPE busca antecipar mudanças e propor ações, baseadas em análises de custos e benefícios, que possibilitem o aproveitamento eficiente de recursos distribuídos, tais como tecnologias de geração distribuída, armazenamento e veículos elétricos. 

O novo papel do consumidor, os novos modelos de negócios, a descentralização da produção, a presença de recursos energéticos distribuídos e a necessidade de permanente inovação em planejamento, regulação e políticas públicas são temas com grande impacto sobre o planejamento e operação dos sistemas elétricos. Nesse sentido, são elaborados estudos para auxiliar na estimativa de potenciais impactos de planos e programas que alterem a estrutura de mercado de energia vigente no país. Os estudos desenvolvidos nesta temática objetivam antecipar impactos e discutir caminhos que busquem o desenvolvimento sustentável e eficiente de mercado de energia brasileiro.

Aqui você encontra mais informações sobre cada uma destas atividades. 

Últimas Notícias da área de atuação

EPE e Finep unem estratégia e inovação em segundo dia de Capacitação em Transição Energética

07/02/2025 - “Sinergia” foi o sentimento que predominou no segundo dia da Capacitação em Transição Energética, realizada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Após um primeiro encontro na semana passada, no qual foram apresentados cadernos da EPE sobre combustíveis na transição, equipes de ambas as empresas voltaram a se reunir no auditório da Finep na quarta-feira, 5 – dessa vez, para a Finep tratar de sua atuação mais recente e de sua carteira de projetos e para a EPE, por sua vez, abordar resiliência energética e seus planos de longo prazo.

PNE 2055 - MME e EPE traçam cenários do planejamento energético para uma transição energética justa e inclusiva

06/01/2025 - De olho no planejamento energético brasileiro para os próximos 30 anos, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram, nesta segunda-feira (6/01) , o primeiro caderno do Plano Nacional de Energia (PNE) 2055. O estudo avalia as principais tendências e incertezas para o horizonte, além de reunir os cenários energéticos qualitativos que são insumos tanto para a construção da nova edição do PNE 2055, quanto para o Plano Nacional de Transição Energética (Plante).

EPE, ONS e CCEE Divulgam Previsão de Carga para o PLAN 2025-2029

03/12/2024 - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgam, nesta terça-feira (03), as Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2025-2029. A perspectiva é de uma expansão média de 3,3% da carga do Sistema Interligado Nacional – SIN no período.

Últimas publicações da área de atuação

Plano Nacional de Energia - 2055

Elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a partir de diretrizes do MME, o plano é um instrumento de suporte ao desenho da estratégia de longo prazo...

Atlas de Eficiência Energética Brasil 2024

Esta edição traz um capítulo especial sobre o setor de ferroligas e silício metálico, fruto da cooperação entre EPE e Associação Brasileira de Ferroligas e Silício Metálico (ABRAFE).

Balanço Energético Nacional 2024

Matriz energética e Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional de 2024