Informe Técnico - Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol

Com o objetivo de avaliar o potencial de entrada de novas unidades industriais intensivas em gás natural, alinhado ao programa "Novo Mercado de Gás", a EPE lança o seu segundo Informe Técnico: "Competitividade do Gás Natural: Estudo de Caso na Indústria de Metanol".

A série "Competitividade do Gás Natural" visa a ampliar as discussões relativas aos condicionantes para a atratividade de investimentos em segmentos industriais intensivos em gás natural. A implementação de medidas desenvolvidas no âmbito do "Novo Mercado de Gás", assim como as  perspectivas de oferta adicional de gás natural do pré-sal e da Bacia de Sergipe-Alagoas, deve aumentar a competitividade do gás natural no Brasil.

Assim como na indústria de fertilizantes nitrogenados, tema do primeiro Informe Técnico, a principal premissa para a indústria de metanol é a substituição de importações como efeito do aumento da competitividade do gás natural no setor. A partir da definição de uma planta típica, com capacidade instalada e volume consumido de gás natural, é apresentado um estudo de caso para a definição da faixa de preço que viabiliza investimentos em novas instalações, considerando os custos operacionais e logísticos na cadeia de metanol.

O potencial obtido indica a entrada de até 2 novas plantas, totalizando 5,5 MMm³/dia em volume de gás natural consumido. A materialização deste potencial reduziria a dependência externa de metanol dos atuais 100% para 20% do consumo total até 2034. O preço do gás natural que viabilizaria investimentos, nas condições estudadas, varia de 5 a 7 USD/MMBTU.

Boa leitura!

Clique aqui para acessar o Informe