Estudo de Alternativas para Suprimento de Energia Elétrica ao Oiapoque pelo Sistema Interligado Nacional

O estudo tem o objetivo de identificar a alternativa mais adequada sob os pontos de vista técnico, econômico e socioambiental, para o atendimento ao Sistema Isolado do Oiapoque, considerando um horizonte de longo prazo.

O conjunto de alternativas para o suprimento do Oiapoque é composto de três (3) possibilidades: geração local (sistema isolado), interligação ao SIN via sistema de distribuição ou interligação ao SIN via sistema de transmissão. Adicionalmente foram elaborados oito (8) cenários diferentes variando o ano de entrada em operação da interligação, as condições de geração e o mercado a ser atendido (considerando eventuais incrementos de carga), considerando o conjunto de alternativas mencionado.

A análise econômica é abrangente e considera tanto o custo de geração local e o custo das obras de distribuição ou transmissão, como também o custo de compra de energia do SIN e o custo do diferencial de perdas elétricas de cada alternativa.

Finalmente, o estudo conclui que a opção de menor custo é manter o Oiapoque isolado do SIN durante o período avaliado. De toda forma, a possibilidade de interligação do Oiapoque em 2031 (após término do contrato de geração vigente) via sistema de distribuição apresenta custos bastante próximos. Já a interligação via sistema de transmissão não se mostra competitiva em nenhum cenário analisado.